Assufrgs convoca greve de 48h nos dias 02 e 03 de outubro
Atendendo o chamado da Fasubra Sindical e seguindo a aprovação em Assembleia Geral do dia 04 de setembro, a Assufrgs Sindicato convoca GREVE de 48h na UFRGS e UFCSPA, nos dias 02 e 03 de outubro. ATENÇÃO: no IFRS a greve está convocada somente para o dia 03 de outubro, já que no dia 02 ocorre eleições internas.
A greve de 48h é um chamado nacional contra os sucessivos ataques do governo à Educação, entre eles, o projeto Future-se, os cortes de recursos nas IPE (Instituições Públicas de Ensino), do CNPQ, da CAPES, do PNAES e do FUNDEB; a intervenção do governo na escolha dos dirigentes das IFE (Instituições Federais de Ensino); a militarização das escolas e a retirada de direitos dos trabalhadores(as).
Agenda da GREVE NACIONAL da EDUCAÇÃO – 48h de paralisação – Dias 02 e 03 de outubro
02 de outubro
- Eleições IFRS – As eleições no IFRS ocorrem no dia 02 de outubro. Por acreditar na importância do fortalecimento da democracia no IFRS, a Assufrgs convoca a categoria a participar da eleição e das panfletagens que serão realizadas nos campi.
- 08h às 12h – Curso de Extensão Segurança em Laboratórios ICBS.
- 14h – Assembleia Geral da UFRGS. Local: Fabico. Pauta: Deliberação sobre documento com demandas relativas à jornada de trabalho dos técnicos da UFRGS.
03 de outubro
- 10h – Envelopamento. Ponto de encontro FACED. Após envelopamento salchipão.
- 15h – Assembleia Geral da Assufrgs. Na pauta: greve por tempo indeterminado; luta contra o Future-se e os amplos ataques à educação pública federal; eleições de delegados para plenária da FASUBRA. Local: Faced.
- 17h – Concentração FACED/UFRGS
- 18h – Ato unitário da educação. Local: Esquina Democrática.
Nos próximos dias a Coordenação da Assufrgs estará passando nas unidades da UFRGS, UFCSPA e IFRS para mobilizar a categoria para a GREVE de 48h. Participe dessa construção, converse e mobilize seus colegas de trabalho. O futuro das universidades e dos Institutos Federais está em jogo!
Ofícios de GREVE
UFRGS -> Of 15319 / UFCSPA -> Of 15419 / IFRS -> Of 15519
Greve é nacional e unitária
A GREVE será nacional e unitária, confirmada pelas entidades representativas de docentes, técnico-administrativos e estudantes – Fasubra, UBES, UNE, FENET, ANPG, ANDES-SN e Sinasefe.
Já a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e as demais entidades estudantis em conjunto com trabalhadores da ciência e tecnologia, está convocando os pós-graduandos, pesquisadores, professores e demais setores da sociedade civil a se somarem à paralisação.
A pós-graduação, as universidades, a educação e a Ciência e Tecnologia tem sido os alvos preferenciais dos ataques do governo Bolsonaro. Em menos de seis meses, promoveram cortes de mais de 11.800 bolsas de estudos da pós-graduação, 300 milhões do orçamento da CAPES, 30% dos recursos para custeio das universidades federais.
O dia 3 irá coincidir com as ações em defesa das estatais e da soberania nacional, que estão sendo organizadas em vários locais do País, já chamadas por algumas estatais, como a Petrobrás e os Correios que suspenderam a paralisação, mas permanecem em estado de greve. A data foi escolhida pelo caráter simbólico de ser aniversário de criação da Petrobrás e contará com movimentos como a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, demais centrais e outros setores.
FASUBRA consulta bases sobre greve por tempo indeterminado
A Plenária Nacional da Fasubra, realizada nos dias 14 e 15 de setembro, aprovou consulta às bases sobre a construção da greve por tempo indeterminado, sendo que o resultado das assembleias será conhecido após o dia 4 de outubro.
No caso de aprovação da greve por tempo indeterminado, nova plenária será realizada entre os dias 12 e 13 de outubro para dar encaminhamento ao resultado da consulta.
A Assufrgs realiza assembleia sobre o tema, no dia 03 de outubro, dia de GREVE, às 16h na Faced.