Assembleia Geral da UFRGS discute pontos da jornada de trabalho da categoria
Na tarde desta quarta-feira (02) a Assufrgs Sindicato realizou Assembleia Geral dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, como parte da agenda de GREVE de 48h em defesa da edcuação.
A Assembleia deliberação sobre documento com demandas relativas à jornada de trabalho dos técnicos da UFRGS que após constribuição e aprovação da assembleia será encaminhado ao CONSUN e administração da universidade.
Entre os apontamentos elencados no documento a categoria demanda o reconhecimento das atividades sindicais como efetivo exercício tendo como base o art. 8º da Constituição Federal e art. 240 da Lei 8.112/90. Outra demanda é um horário de almoço flexível.
Considerando a necessidade de mobilidade entre os campi da Universidade e o fato de que muitos campi possuem grandes extensões e acesso demorado ao computador do login, a categoria também demanda a possibilidade de login em qualquer computador cadastrado no Sistema de Ponto Eletrônico ou via celular , desde que na rede da UFRGS.
A categoria aponta ainda que a chefia não pode registrar falta injustificada sem anuência por escrito do servidor e sem direito ao contraditório; que o sistema de registro de frequência não crie um mecanismo que permita a chefia penalizar com compensação de carga horária os servidores devido a consultas na área da saúde; e que sejam analisados os requerimentos de flexibilização, cumprindo os critérios de concessão de jornada de trabalho flexibilizada (turnos contínuos com jornada de 30h semanais) à luz da decisão 432/2015 do Conselho Universitário.
O documento aprovado nesta Assembleia da categoria será disponibilizado na íntegra após ele ser entregue e protocolado nas instâncias da universidade.