Vigília contra o Future-se no CONSUN da UFRGS, sexta (25), em frente ao Centro Cultural
Na próxima sexta, dia 25 de outubro, o projeto “Future-se” volta a estar na pauta do nosso Conselho Universitário. Convidamos a todas e todos para uma vigília, às 7:30, em frente ao Centro Cultural da UFRGS.
Na última quinta-feira, os conselheiros e as entidades da comunidade universitária foram surpreendidos pela convocação da Sessão do Conselho Universitário com a pauta “Proposta para a avaliação da minuta do projeto de lei do Future-se”, sem maiores esclarecimentos da Reitoria. O movimento é visto com preocupação pela comunidade da UFRGS.
Nesta sexta-feira precisamos garantir que não se altere o posicionamento da comunidade acadêmica já amplamente referendado em sessão do CONSUN no Salão de Atos, com mais de 2 mil pessoas. O CONSUN ainda aprovou por unanimidade moção ratificando decisão da comunidade universitária e também disse não ao Programa Future-se!
Dessa forma, é importantíssima a mobilização dos Técnico-Administrativos em Educação, estudantes e professores para pressionar os conselheiros e a administração central e barrar esse ataque à nossa autonomia. Compareça na vigília dessa sexta-feira!
Pedido pela retirada da pauta
Em reunião das entidades representativas da comunidade da UFRGS, realizada nesta terça-feira (22), com a presença de alguns Conselheiros do CONSUN, foi decidido protocolar pedido para que se retire da pauta a proposta de avaliação da nova minuta do Future-se.
Entende que é necessária maior transparência, pois não foi informada quais as mudanças apresentadas na minuta do MEC e a comunidade já disse não ao programa Future-se. A decisão da comunidade deve ser respeitada! Confira abaixo a íntegra do texto protocolado:
Ao presidente do Conselho Universitário, Prof. Rui Vicente Oppermann
Os Conselheiros do Consun abaixo assinados demandam que seja retirada da pauta da Sessão Ordinária do Conselho Universitário desta sexta-feira, 25 de outubro de 2019, o ponto “Proposta para avaliação da minuta de Projeto de Lei Future-se”.
A retirada imediata desse ponto se faz necessária considerando o respeito à decisão da comunidade universitária, que, em sessão pública do Consun realizada no dia 16 de agosto, rejeitou o projeto Future-se, deliberação posteriomente ratificada pelo Conselho Universitário em 23 de agosto de 2019. A reinclusão do tema em pauta, sem quaisquer esclarecimentos e detalhamento prévio aos conselheiros e ao conjunto da comunidade da UFRGS, macula o processo de debate aberto e democrático na Universidade, algo ainda mais caro em uma conjuntura de ataques às Ifes e a sua autonomia e de cortes de recursos fundamentais para seu funcionamento e expansão.