Relatório da participação da Assufrgs na Marcha das Margaridas 2019

Relato da Participação do GT Mulher ASSUFRGS

As mulheres atuantes do GT MULHER/ ASSUFRGS, a partir de março de 2019, mobilizaram-se junto a MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES (MMM) na organização da ida à 6º MARCHA DAS MARGARIDAS, realizada em Brasília – DF, durante os dias 13 e 14 de agosto de 2019.

A MARCHA DAS MARGARIDAS acontece desde 2000, inicialmente com as mulheres do campo, em data que lembra a morte da sindicalista paraibana MARGARIDA MARIA ALVES, assassinada em 1983 aos 50 anos, por um matador de aluguel a mando de fazendeiros da região.

Esse ano, simultaneamente à MARCHA DAS MARGARIDAS, aconteceu o ENCONTRO DE MULHERES DA FASUBRA (entre os dias 12 e 14 de agosto), aproveitando que as entidades de base já haviam acatado a orientação de enviar mulheres representantes para a MARCHA DAS MARGARIDAS.

A ASSURGS patrocinou a ida de uma delegação de 33 pessoas, dentre elas 30 mulheres – a maior delegação do evento – e 3 homens, a fim de também participarem da 6º MARCHA DAS MARGARIDAS. Em razão da ocorrência de ambos os eventos, deixamos de participar da viagem da delegação da MMM e nos juntamos à delegação da ASSUFRGS, abrindo assim vagas sociais na delegação da MMM.  Toda delegação de mulheres da ASSUFRGS doou parte da diária recebida, como contribuição para despesas de viagem das nossas companheiras.

No dia 12 de agosto participamos do ENCONTRO DE MULHERES DA FASUBRA onde foram defendidas pautas contra a Reforma da Previdência, em que as mulheres são as mais atacadas; programa FUTURE-SE, que ataca as Universidades Federais; violência contra a mulher e outros temas. A partir do dia 13 de agosto nos juntamos às atividades da MMM.

Na manhã do dia 13 de agosto assistimos a 1º MARCHA DAS MULHERES INDÍGENAS com a temática “TERRITÓRIO: NOSSO CORPO, NOSSO ESPÍRITO”, ocorrido em meio ao Fórum Nacional de Mulheres Indígenas, de 9 a 14 de agosto. O evento reuniu cerca de 2 mil mulheres indígenas.

Também aconteceu nesta manhã a sessão solene de abertura da 6º MARCHA DAS MARGARIDAS. Ao longo do dia foram realizadas plenárias organizativas dos movimentos sociais e feministas, painéis e oficinas temáticas e atividades culturais.

As mulheres atuantes do GT MULHER participaram das referidas atividades e algumas mulheres da delegação ASSUFRGS participaram da Abertura Político Cultural da 6º MARCHA DAS MARGARIDAS, que aconteceu às 19h. 

A 6º MARCHA DAS MARGARIDAS de fato aconteceu na manhã do dia 14 de agosto, com a participação de aproximadamente 120 mil pessoas entre mulheres – caracterizadas com seus chapéus e dizeres – e homens simpatizantes da causa. Às 6h iniciou a concentração das delegações no pátio do Pavilhão do Parque da Cidade, para marcharmos ao encontro das mulheres Indígenas e seguirmos em direção ao Congresso Nacional, onde aconteceram diversas manifestações de apoio as pautas da 6º MARCHA DAS MARGARIDAS e contra desmandos do atual governo. As mulheres atuantes do GT MULHER marcharam com a MMM em razão do envolvimento e comprometimento com a organização desde o inicio do ano, identificadas com bandeiras da ASSUFRGS.

Como nosso retorno foi marcado para a tarde de 15 de agosto, tivemos a oportunidade de participar da 3º PLENÁRIA NACIONAL DA FRENTE NACIONAL PELO FIM DA CRIMINALIZAÇÂO DAS MULHERES E LEGALIZAÇÂO DO ABORTO, que aconteceu a partir das 16h do dia 14 e prosseguiu na manhã do dia 15 de agosto. Apenas as mulheres atuantes do GT MULHER participaram dessa plenária.

No início da tarde de 15 de agosto a delegação da ASSUFRGS retornou vitoriosa pela participação e contribuição nos eventos.