Estaduais em greve realizam ato nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (11/12), a partir das 08h30min, os servidores estaduais farão uma marcha no bairro Partenon, local onde funcionam diversos serviços públicos estaduais de saúde. A manifestação é convocada pelos sindicatos SINDISEPE/RS, SINDICAIXA, SINTERGS que representam os servidores da Agricultura, Saúde, Cultura, Obras, Planejamento, Turismo, categorias que estão em greve desde o dia 26/11.

A atividade faz parte da agenda de greve desta semana. A intenção do movimento paredista é intensificar a mobilização na semana que antecede o prazo estipulado pelo governador Eduardo Leite para votação daquilo que os trabalhadores estão chamando de “Pacote da Morte”. Da mesma forma, a atividade pretende chamar a atenção para a importância dos serviços de saúde pública ofertados pelo Estado. Na região do Partenon funcionam o Hospital Sanatório Partenon, responsável pela assistência e prevenção referentes a tuberculose, HIV/AIDS e hepatites; Hemocentro; Hospital Psiquiátrico São Pedro, referência em saúde mental e dependência química; além do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, responsável pelo controle epidemiológico de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de vigilância sanitária de alimentos e estabelecimentos de saúde, apenas para citar alguns exemplos. Na região também funciona a Escola de Saúde Pública, que é referência para a formação e qualificação de profissionais que trabalham na área da saúde do estado e dos municípios que atuam no SUS.

A ASSUFRGS tem apoiado a greve dos servidores estaduais, incluindo os educadores do CPERS, nas ruas, com participação nos atos. A luta dos servidores estaduais é a luta de todos os trabalhadores gaúchos, por serviços públicos de qualidade e por respeito dignidade aos servidores.