Todas as vidas importam! Atividades administrativas na UFRGS e UFCSPA devem ser suspensas

Além das aulas, UFRGS e UFCSPA devem suspender as atividades administrativas.

Tendo em vista o avanço do novo coronavírus no Brasil e sendo a medida mais eficaz para evitar o contágio parar de circular em ambientes em que há grande fluxo de pessoas, a ASSUFRGS entende como acertada a suspensão das aulas na UFRGS, UFCSPA e IFRS. Contudo, é igualmente necessária a imediata suspensão das atividades administrativas (como no IFRS) na UFRGS e na UFCSPA, preservando os servidores técnico-administrativos em educação, os trabalhadores terceirizados e os bolsistas,

Exigimos que as Reitorias da UFRGS e da UFCSPA tomem precauções para proteger seus trabalhadores do contágio, realizando a liberação do trabalho presencial, substituindo-o por remoto (onde for possível), apenas mantendo, presencialmente, serviços estritamente essenciais (atinentes à vida, patrimônio e segurança). O login biométrico da UFRGS deve ser suspenso de pronto, pois serve de acumulador de vírus, facilitando sua propagação e transmissão. Cabe, ainda, ressaltar a necessidade de liberação dos trabalhadores terceirizados sem qualquer prejuízo à remuneração e demais obrigações trabalhistas (garantindo que não sejam remanejados para outros locais de serviço).

Em tempos de cortes de verbas na saúde e educação, é necessário que fortaleçamos o SUS e tenhamos responsabilidade na gestão das IFES.