Fake news: é falsa mensagem que informa sobre professor da UFRGS com teste positivo para coronavírus
É falsa a informação que um professor da Faculdade de Agronomia da UFRGS estaria infectado, com teste positivo, pelo Novo Coronavírus. A informação foi disseminada por uma conta criada em um serviço de correio eletrônico criptografado, chamado ProntonMail.
É com repúdio que informamos aos colegas que o e-mail criado para enviar esta noticia falsa utiliza o nome da Assufrgs. Além de uma medida irresponsável, propagando pânico dentro da comunidade da UFRGS, o emissário utiliza o nome do sindicato que representa os Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS. Não aceitaremos que usem o nome de nossa entidade para envio de notícias falsas e que coloquem em risco a nossa comunidade!
Reiteramos que a Assufrgs não utiliza sites como o ProntonMail para enviar mensagens eletrônicas criptografadas, e que estamos encaminhando o ocorrido ao Time de Respostas a Incidentes de Informática da UFRGS e solicitando à Secretaria de Comunicação da universidade que noticie o ocorrido esclarecendo o caso para toda a comunidade.
O momento é de evitar ao máximo a disseminação de notícias falsas sobre o COVID-19. Contamos com o apoio de todos os colegas da categoria, professores e estudantes, para que não propaguem essa e outras informações falsas sobre a pandemia. Ressaltamos que os canais oficiais de comunicação da Assufrgs são o site da entidades e redes sociais Facebook e Instagram – @assufrgssindicato – e o whatsapp (51)32281054
A Assufrgs segue lutando pelos Técnico-administrativos em Educação, terceirizados e bolsistas, que também têm direito de suspenderem suas atividades, assim como estudantes e professores. A pressão da nossa categoria já surtiu efeito e algumas unidades da nossa universidade já pararam totalmente ou parcialmente as atividades administrativas.