ASSUFRGS se posiciona pela manutenção do isolamento social horizontal

AFASTAMENTO SOCIAL É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

A ASSUFRGS reafirma sua convicção de que não houve nenhuma alteração conjuntural com relação ao momento da pandemia da Covid-19, na qual defendemos que os servidores técnico-administrativos em educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS deveriam deixar de executar suas tarefas do dia a dia de forma presencial, como medida de prevenção ao adoecimento.

Ademais, as orientações dos especialistas (estudos da UFPEL, dentre outros) e do próprio Ministério da Saúde indicam que no mês de maio ingressaremos no pico de contágio da Covid- 19. Desta forma, reafirmamos a necessidade de manutenção do afastamento social horizontal como medida de prevenção à contaminação por coronavírus, com a possibilidade de trabalho remoto e garantias de equipamentos e medidas de prevenção aos colegas técnico-administrativos em educação e terceirizados os quais executam tarefas essenciais.

Também reafirmamos a luta contra a aplicação da IN 28 junto às reitorias da UFRGS, UFCSPA e IFRS e estamos preparados para defender a não aplicação, inclusive judicialmente. Com relação ao cancelamento ou adiamento do semestre acadêmico, a ASSUFRGS reafirma seu compromisso com o DCE, a APG e o ANDES/UFRGS e aguardaremos manifestação destes parceiros de lutas para nos posicionarmos.

Manifestamos repúdio às intenções no desgoverno Bolsonaro de acabar com o isolamento social, fazendo uma roleta russa com a vida dos brasileiros com a justificativa de que o “povo está morrendo de fome”: é responsabilidade do Governo Federal garantir a subsistência dos trabalhadores, bem como a manutenção das pequenas e médias empresas e comércios. Também somos contrários aos planos irresponsáveis de Eduardo Leite e de todos os gestores que planejam uma “volta gradual” às atividades sem garantir as condições necessárias para isso.

Nos aliamos à manifestação da UFPEL que, baseada em estudos científicos e dados da realidade, afirma que nas condições atuais devemos manter o isolamento social horizontal, que tem mostrado resultados. Infelizmente, estamos sofrendo as consequências de anos de negligência no investimento em saúde pública, investimento que sempre esteve entre as reivindicações da ASSUFRGS.

#sepuderficaemcasa
#todasasvidasimportam
#defendaoSUS
#ForaBolsonaro