UFCSPA anuncia que também vai aplicar a IN 28

Seguindo a linha da UFRGS, UFCSPA anuncia corte de adicionais em meio à pandemia

A UFCSPA anunciou, através de comunicado da PROGESP, que irá aplicar a IN nº28/2020 aos servidores da universidade. No entendimento da ASSUFRGS as Reitorias podem e devem proteger os servidores deste ataque do Governo Federal, aplicando a autonomia universitária. Nessa quarta-feira (07), a UFRGS informou que irá acatar a medida de forma retroativa.

A IN 28 possibilita a suspensão de benefícios dos servidores públicos federais em trabalho remoto, como auxílio-transporte e adicionais noturno e ocupacionais. Na prática, a medida corta os salários dos trabalhadores em plena pandemia, já que os servidores estão em trabalho remoto por força da conjuntura de pandemia. Sem contar, que muitos TAEs estão auxiliando em trabalhos na linha de frente ao enfrentamento da pandemia, como linhas de pesquisa e ações diversas. Em sua grande maioria, os servidores estão empregando recursos pessoais para possibilitar o trabalho remoto: computadores, internet, luz, estações de trabalho, etc. Confira o parecer da assessoria jurídica da ASSUFRGS, sobre o tema.

Diante da decisão das reitorias da UFRGS e UFCSPA abrirem mão de sua autonomia universitária, e acatarem decisão do governo Bolsonaro, a ASSUFRGS informa que irá fortalecer o questionamento politico, reunindo a base e trocando informações sobre o tema, buscando também medidas judiciais cabíveis.