Comunidade da UFRGS, UFCSPA e IFRS lança manifesto: “Pela Democracia, pela Vida: fora Bolsonaro!!”
Os trabalhadores e estudantes da UFRGS, UFCSPA e IFRS, através de suas entidades representativas, divulgam manifesto que aponta a saída de Bolsonaro, como forma de defender a democracia e a vida dos brasileiros. Assinam a nota conjunta, ASSUFRGS Sindicato, ANDES UFRGS, Sindoif ANDES IFRS, DCE UFRGS, APG UFRGS, FENET, APG UFCSPA e DCE UFCSPA. Confira:
Pela Democracia, pela Vida: fora Bolsonaro!!
Não é de hoje que Bolsonaro atenta contra a democracia e os direitos humanos, dentre eles o direito primeiro, a vida, previsto em nossa Constituição Federal, mas o presidente da República passou de todos os limites possíveis durante esta conjuntura de pandemia mundial. Foram muitos os mandos do presidente que confrontaram o Estado que se preza democrático: passando pelas nomeações de parentes e amigos da família miliciana até a participação em atos que, em total inobservância à Carta Magna, pediam intervenção militar, com a volta do AI 5.
Não podemos e não vamos admitir que quem governa o país afronte a Democracia, através de apoio a ditadores que mataram milhares de pessoas: quem viveu a ditadura militar ou estudou a sério esse nefasto período da história do país sabe o massacre à vida que houve – a tortura era o modus operandi, a prisão política e os assassinatos eram a regra a ser obedecida. O momento é de todos denunciarmos que quem deveria defender o Estado Democrático visa a atentar contra ele, buscando subjugar o povo brasileiro a seguir seus ataques cotidianos à liberdade de expressão e de imprensa, intervindo na administração da Polícia Federal, confrontando a Democracia em amplos aspectos.
Somado ao foco do governo federal, na pessoa do presidente e seus aliados, de atentar contra a Democracia, vemos que a prioridade de Bolsonaro é o lucro acima da vida. Desde o início da pandemia, o chefete do Executivo desobedeceu as orientações da OMS, as análises científicas de pesquisadores da área da saúde brasileira e do mundo, grande parte advindas de Instituições Federais de Ensino, e até mesmo o que defendia seu antigo Ministro da Saúde, demitido por seguir, no enfrentamento da covid-19, os pesquisadores e não Bolsonaro. Enquanto todos dizem que o isolamento social horizontal é o modo de prevenção mais efetivo contra o coronavírus, protegendo, paliativamente, os Sistemas de Saúde (como o SUS, modelo internacional) de colapsos, o presidente, cotidianamente, além de causar aglomerações em suas visitas a estabelecimentos e “atos”, defende a flexibilização do isolamento, em favor de grandes empresários e do capital financeiro: a vida para ele vale menos que os interesses das classes dominantes, afinal “é uma gripezinha” e quem não concordar que “cale a boca”, como disse Bolsonaro.
Diante deste cenário evidenciado de ataque à Democracia no Brasil e à vida do povo brasileiro, a alternativa que termos, embasada em inúmeras constatações de atos de improbidade, afrontadores à Constituição Federal, e ao genocídio que o presidente da República está cometendo contra a população brasileira (mais de 319.000 casos e 20.000 mortes por coronavírus), é, em alto em bom som, em todos os cantos do país, reivindicarmos o FORA BOLSONARO!!
Assinam:
ASSUFRGS Sindicato, ANDES UFRGS, APG UFCSPA, APG UFRGS, DCE UFCSPA. DCE UFRGS, FENET e Sindoif ANDES IFRS