CONSUN UFRGS define Lista Tríplice antidemocrática sob comando autoritário de Oppermann
A sessão do Conselho Universitário da UFRGS desta sexta-feira (17) foi dividida em duas reuniões. Pela manhã ocorreu a posse dos novos conselheiros. Confira as chapas eleitas para representar os Técnico-Administrativas em Educação, recém empossadas:
Após a posse, ocorreram as falas dos conselheiros sobre a principal pauta do dia, a composição da Lista Tríplice para a Reitoria da UFRGS. A grande maioria dos conselheiros que usaram a palavra, entre TAEs, docentes e estudantes, destacaram a vitória em número de votos da Chapa 3 na consulta à comunidade para a gestão da universidade. As professoras Karla e Claudia tiveram 59% do total de votos, somando quase 9 mil votos. Uma das votações mais expressivas da história da UFRGS. A Chapa 3 somou quase o dobro de votos obtidos pela segunda chapa mais votada, a Chapa 2, dos professores Jane e Rui. Porém, devido ao cálculo antidemocrático que dá peso de 70% para docentes e 15% para TAEs e outros 15% para estudantes, a chapa vitoriosa na consulta foi a Chapa 2. Saiba mais aqui.
Se o cálculo fosse paritário, com pesos iguais para todos os seguimentos da universidade, a vitória seria da Chapa 3. Entenda. O resultado que deu vitória à Chapa 2 foi amplamente criticado pelos conselheiros. Confira a sessão completa e as falas dos conselheiros em defesa da paridade e da democracia interna, a partir dos 36 minutos do vídeo abaixo:
Composição da Lista Tríplice para Reitoria
O turno da tarde ficou reservado para a composição da Lista Tríplice para a gestão 2020/2024 da Reitoria da UFRGS. Os conselheiros votaram um a um ao longo da tarde. O voto foi secreto. Infelizmente, Rui Oppermann, atual Reitor e por este motivo presidente do CONSUN, assumiu diversas posturas intransigentes ao longo da sessão. Foi negada fala de conselheiros que representam os estudantes e também foi negada a leitura do parecer sobre a consulta e a Lista Tríplice, assinado por ANDES, DCE, APG e ASSUFRGS, entidades representativas da comunidade universitária.
Também foi questionada por conselheiros, a questão ética dos votos dos conselheiros, já que os candidatos Rui e Jane, mesmo compondo uma das chapas concorrentes, utilizaram o voto como conselheiros, o que poderia ser classificado como em benefício próprio. As candidatas da chapa 3, por exemplo, também conselheiras, se abstiveram de votar. Não foi dado direito de debate sobre o tema ético ao longo da sessão. A reunião teve diversos pedidos de ordem negados e outros, realizados através de um chat, simplesmente ignorados e silenciados. Mais uma vez, Oppermann comprova sua truculência e autoritarismo, principalmente contra os estudantes, que tiveram seu direito de fala negado.
Após a votação de todos os Conselheiros e a declarações de voto, onde foram retomados os dizeres em defesa da Paridade, contra o autoritarismo da Reitoria atual e pela democracia interna, a Lista Tríplice composta pelo CONSUN ficou definida assim:
Confira a íntegra da reunião do CONSUN que realizou a composição da Lista Tríplice. O resultado da votação e as falas de declaração de votos estão após as 4horas e 27 minutos do vídeo abaixo: