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UFRGS: conselheiros do CEPE divulgam parecer de vista ao ERE

Conselheiros do CEPE, representantes dos TAEs, estudantes e professores, solicitaram na última reunião do conselho, dia 02 de julho, Pedido de Vista ao Parecer 22/2020. O Parecer Alternativo consolida os esforços desses Conselheiros e baseia-se em contribuições relevantes de documentos de Departamentos, Comissões de Graduação (COMGRADs), e Conselhos de Unidade. O parecer aglutina uma diversidade de visões sobre o assunto, diferentes das contribuições apresentadas no Parecer 22/2010.

“Há esforços de algumas COMGRADs no sentido de avaliar as condições dos
estudantes (sobretudo fizeram questionários que em geral não atingiram 60% de estudantes respondentes). No entanto os estudos não avançaram no diálogo com os diferentes setores da universidade, sobretudo no que diz respeito às ações afirmativas e a assistência estudantil. Portanto não há um trabalho institucional de reunião destes estudos, tampouco um estudo da comunidade universitária em geral, considerando os estudantes, os servidores técnicos e os docentes.”, consta no parecer.

Diversos segmentos da comunidade universitária expressam grande preocupação com a implementação do Ensino Remoto na educação pública. O ERE enfrenta críticas contundentes por parte de determinados segmentos do corpo discente, técnico-administrativo e docente. Esse posicionamento é expresso através de notas publicadas pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), pelo Sindicato dos Técnico-administrativos da UFRGS (ASSUFRGS), pela Associação de Pós-Graduandos (APG) e pela Seção Sindical do ANDES, um dos dois sindicatos que representam as e os docentes na UFRGS. Um abaixo-assinado contra a implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFRGS foi formulado pelo Centro Acadêmico Tasso Corrêa (CATC) e o Centro Acadêmico Dionísio (CADi). O Conselho de Representantes da ASSUFRGS também expressou sua preocupação quanto à proposta do ERE. Confira aqui.

Segundo Sibila Binotto, uma das conselheiras que assinou o parecer, “a Reitoria da UFRGS poderia ter apresentado um ERE menos prejudicial para a comunidade acadêmica. É necessária a reflexão quanto a inclusão de toda a comunidade nas condições psicossociais e financeiras dos envolvidos, principalmente os discentes.”

O parecer de vistas ao ERE deve ser apreciado na próxima sessão do CEPE, prevista para o dia 22 de julho. Confira o documento na integra:

Parecer de vista ERE

ANEXO Parecer de vista