Assufrgs convida categoria para construir proposta de retomada das atividades presenciais, quando possível

O retorno das atividades presenciais quando possível é uma das grandes preocupações da comunidade da UFRGS, UFCSPA e IFRS. Apesar das reitorias do IFRS e UFCSPA estarem se mostrtando mais abertas às contribuições dos Técnico-Administrativos em Educação, (veja o que disse o IFRS e o que disse a UFCSPA) o mesmo não ocorre na UFRGS. A reitoria da Universidade Federal do RS apresentou um documento que descartou a contribuição do CONSSAT e ainda estipula que o sistema de bandeiras (vermelha, laranja, etc), o mesmo utilizado pelo governo do RS, será adotado pela universidade. A escolha traz descontentamento à categoria, já que é de conhecimento público que as cores das bandeiras no RS recebem pressão política e econômica e não estão embasadas somente na segurança e saúde da população.

Na última Assembleia Geral da categoria, ficou decidido que a ASSUFRGS irá criar o seu próprio documento, abrindo prazo para a contribuição de toda a categoria. O documento apresentará as diretrizes necessárias para um retorno efetivamente seguro e com base científica. Uma primeira versão do texto já foi redigida por uma comissão estabelecida após reunião ampliada do Conselho de Representantes. O texto pode ser conferido no link abaixo:

Proposta da ASSUFRGS para a retomada de atividades presenciais na UFRGS, UFCSPA e IFRS

Convidamos todos os colegas da categoria para enviarem a sua contribuição ao documento. O envio de contribuições deve ser realizado até o dia 20 de setembro através do e-mail: secretaria@assufrgs.org.br

Sobre o retorno às atividades presenciais, a categoria ainda definiu os seguintes encaminhamentos em Assembleia.

1) Defesa da Vida como prioridade; Manutenção do Isolamento Social (como regra geral) até que haja vacina ou que haja embasamento científico que indique a possibilidade de retorno às atividades presenciais com segurança; sem aula presencial, sem trabalho presencial (salvo serviços essenciais – que dizem respeito à vida, ao patrimônio e à segurança). 

2) Quando for possível retornarmos às atividades presenciais, seguir protocolos elencados no documento da ASSUFRGS, embasado na construção/debate do CONSSAT, nas contribuições a Coordenação e do Conselho de Representantes , no documento do IFRS (campus POA e demais campi), no acúmulo dos debates com os colegas da UFCSPA, tratando, também das especificidades dos setores (bibliotecas, laboratórios, etc). Documento inicial será divulgado no site da Assufrgs e aberto para contribuição da categoria.