Em reunião com IFRS, ASSUFRGS defende retorno às atividades presenciais somente após vacinação
Entidades da comunidade do IFRS estiveram reunidas hoje, dia 3 de fevereiro de 2021, às 10 horas, para ouvir o posicionamento da Reitoria, acerca de dúvidas sobre o documento de retomada do calendário que será apreciado no CONSUP na próxima sexta-feira, dia 5. Participaram pela administração, o Reitor, Júlio Xandró, os Pró-reitores Jurídico, Amilton Figueiredo, e de Ensino, Lucas Coradini. Pela ASSUFRGS participaram as coordenadoras Jade Monteiro e Márcia Tavares e estavam presentes representantes dos demais sindicatos representantes dos servidores do IFRS.
O documento foi construído a partir de um GT com a participação das entidades, entretanto, ao finalizar, ficaram preocupações como a autonomia dos campi, os modelo remoto, híbrido e presencial, entre outras, em que as entidades foram vencidas na redação.
O Reitor e os demais representantes da Administração garantiram que o documento final teve a redação proposta visando dar uma respostas a comunidade do IFRS como garantir a proteção das decisões, tendo em vista as legislações oriundas da visão negacionista e contra a ciência do governo Bolsonaro. Que a retomada deve levar em consideração a proteção da vida, mas também de ao longo do ano, favorecer a construção das resoluções de modelo de retorno considerando as diferenças regionais e o diálogo com as comunidades locais de cada IFRS.
As entidades se manifestaram pela defesa da imunização para o retorno presencial, conforme as decisões de suas categorias e se manifestaram pela melhoria da proposta encaminhada ao CONSUP, por conta de situações de exceção, que podem reverter em contaminações e mesmo pela situação de aglomeração a mutação genética do COVID-19 que poderiam expor os trabalhadores e estudantes, como também suas famílias.
As coordenadoras da ASSUFRGS defenderam a posição ratificada pela FASUBRA de retorno de atividades somente após a imunização. Jade solicitou o encaminhamento ao governo estadual de solicitação para vacinação dos TAE concomitantemente aos docentes. Júlio respondeu que foi encaminhado ofício ao governador Eduardo Leite informando o quantitativo de servidores da instituição e solicitando a inclusão dos trabalhadores da educação federal dos institutos federais no momento devido do calendário de vacinação, ofício encaminhado também para os 16 prefeitos dos campi do estado.
O Reitor se manifestou por verificar a possibilidade de melhoria da proposta para o debate no CONSUP em apoio as demandas apresentadas. Informou também que hoje, as 15 horas, o CONIF tratará também dessa pauta, além do debate sobre o orçamento que compromete a assistência estudantil, entre outras atividades e investimentos dos IF. Que encaminhará um documento sobre a situação financeira diante dos cortes sucessivos dos governos para conhecimento das entidades.