Instalado Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 de Porto Alegre

Um grupo de mais de 200 pessoas se reuniu no início da tarde da última quarta-feira (3) em evento online para discutir ações de solidariedade e pautar medidas de enfrentamento à disseminação da Covid-19 em Porto Alegre. A ASSUFRGS marcou presença no lançamento do comitê, com o Coordenador do sindicato, Gabriel Focking.

Diante do pior momento da pandemia, com a superlotação de UTIs nos hospitais, a transmissão comunitária de uma nova cepa do vírus (vinda de Manaus) ativa e o comércio e serviços fechados por conta da bandeira preta, a ideia é unir forças e cobrar ações dos governos em todas as esferas.

“Estamos em uma situação em que se acumulam carências – sanitárias, emprego e renda, moradia, saúde – cujas soluções são complexas e urgentes”, alerta um manifesto divulgado em redes sociais pelo grupo denominado Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 de Porto Alegre. “Nossa cidade está sendo castigada com o aumento acelerado de casos confirmados e de internações na rede hospitalar. Com o decreto da bandeira preta fica evidente que as medidas sanitárias de flexibilização e cogestão adotadas em todo o território gaúcho fracassaram e deseducaram a população para a precaução e não disseminação do vírus”, continua o texto, que ainda conclama outros entes da sociedade civil a demandar vacinação e testagem para toda a população. Defender o isolamento social e cobrar do Estado e do Município uma complementação ao auxílio-emergencial (que ainda não foi aprovado na esfera federal) para os desempregados também estão na pauta.

Ainda estão na pauta do grupo a reinstalação do Comitê Científico de Combate à Pandemia em diálogo com as organizações do povo; entre outras demandas, como a retomada das ações de assistência social, distribuição de merenda das escolas municipais às famílias dos estudantes, rearticulação dos restaurantes e cozinhas comunitárias. Em paralelo, o Comitê deve organizar um plano de doação e distribuição de cestas básicas, álcool, e máscaras para a população em vulnerabilidade econômica e social. Na próxima quarta-feira (10), uma nova reunião ocorre para que seja apresentado o planejamento das ações. 

Manifesto do Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 de Porto Alegre

Com informações da reportagem de Adriana Lampert, do Jornal do Comércio