Moção de repúdio à censura e de apoio ao professor Pedro Hallal

Viemos por meio dessa moção repudiar a ação contra o Professor Pedro Hallal, ex-Reitor da Ufpel, submetido a um Termo de Ajuste de Conduta por ter criticado a prática de intervenção nas universidades pelo Governo Bolsonaro. Essa atitude acena para a prática de censura, de triste lembrança na história brasileira, quando as universidades e o pensamento crítico foram silenciados pela Ditadura Militar. Não é atacando as instituições de ensino e pesquisa que sairemos da situação em que nos encontramos, mas apenas com a valorização da ciência, do papel das universidades e da saúde pública a partir de uma perspectiva democrática que poderemos encontrar saídas para a crise sanitária que vivemos.

Todo apoio ao professor Pedro Hallal, que tem prestado um serviço inestimável ao enfrentamento da pandemia da covid-19, seja com a pesquisa Epicovid, assim como na divulgação das verdades científicas e de crítica aos erros dos governos na gestão da pandemia, especialmente a desastrosa e criminosa gestão do Governo Federal.

______

A moção foi apresentada pelos representantes da ASSUFRGS Sindicato em reunião do CONSUN da UFRGS, do dia 05 de março. A nota de repúdio à censura foi aprovada em Assembleia Geral da categoria, realizada em 04 de março.