Comitê Covid UFRGS atualiza diretrizes para atividades presenciais restritas
O Comitê Covid UFRGS publicou nesta quarta-feira, 26, documento que atualiza as recomendações para as atividades presenciais, que ocorrem de maneira restrita, durante a pandemia da covid-19. O documento na íntegra pode ser acessado neste link.
Segundo a administração da universidade, “a revisão das diretrizes foi aprovada em reuniões do Comitê com base nas recomendações científicas, nas deliberações das autoridades sanitárias, no modelo de distanciamento adotado no Rio Grande do Sul, nas sugestões encaminhadas pelo Conselho das Comissões de Saúde e Ambiente de Trabalho (CONSSAT UFRGS) e na avaliação realizada sobre a aplicação dos protocolos previstos na primeira versão destas diretrizes.” O novo documento substitui a primeira versão, publicada em novembro do ano passado. A atualização contempla modificações e aperfeiçoamento de algumas das diretrizes, tendo em vista o aprendizado adquirido a partir da implantação do modelo anterior. Destaca-se na nova versão, por exemplo, mudança nos controles de ocupação das áreas físicas, reduzindo para 25% a lotação de espaços nos quais a ventilação não é adequada.
A Portaria 2233, de 10 de maio, no seu artigo 4.º, estabeleceu o retorno restrito de atividades presenciais a partir de 24 de maio, voltando ao cenário que vigorou antes da suspensão total das atividades presenciais com a instituição da bandeira preta no RS, em fevereiro. A ASSUFRGS pontua que o momento requer atenção redobrada com o número de casos, óbitos e internações ainda elevadíssimos, por isso seguimos defendendo a suspensão total das atividades (com exceção das atividades essenciais).
A comunidade da UFRGS, através do CONSSAT e entidades representativas elaboraram um documento com as condicionantes para um retorno em segurança. Leia aqui. Além disso, o CONSUN UFRGS aprovou moção contra o retorno às atividades presenciais neste momento. Já uma pesquisa junto à categoria dos TAEs, mostra que a grande maioria dos colegas que responderam à pesquisa da ASSUFRGS, ainda não foram imunizados e desconhecem os procedimentos de segurança sanitária das instituições em que trabalham. Veja o resultado parcial.
Ainda foi criado um GT para construir proposta de intervenção das COSATs no Controle da pandemia diretamente junto às Unidades e Setores. Ressaltamos à categoria que, diante à exigência de retorno de quaisquer atividades que não estejam previstas na portaria, a denúncia deve ser encaminhada para a ASSUFRGS. Havendo qualquer situação diversa ao aprovado pela portaria e que coloque a vida da comunidade em risco, denuncie à ASSUFRGS pelo e-mail: secretaria@assufrgs.org.br
A ASSUFRGS segue atenta na defesa da vida de toda a comunidade da UFRGS, UFCSPA e IFRS e contrária ao retorno presencia de atividades que não são essenciais, sem segurança sanitária adequada.