Mais de 50 mil pessoas nas ruas de Porto Alegre pelo Fora Bolsonaro

O segundo ato nacional pelo FORA BOLSONARO, contou com mais de 50 mil pessoas nas ruas de Porto Alegre. ASSUFRGS esteve presente no Bloco em Defesa da Educação, que saiu em frente à UFRGS e participou da caminhada unitária, que passou pelo Mercado Público, Orla do Guaíba e Largo Zumbi dos Palmares.

No dia em que o Brasil alcançou a trágica marca de meio milhão de mortos pela covid-19, milhares de brasileiros e brasileiras saíram às ruas para protestar contra o governo de Jair Bolsonaro. Os protestos deste sábado (19) ocorreram em mais de 400 cidades de norte a sul do país. No Rio Grande do Sul, foram mais de 50 cidades.

Os atos foram organizados por movimentos populares, sindicatos, entidades estudantis, partidos de oposição e organizações que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Também foram vistas muitas pessoas sem identificação com organizações ou partidos, demonstrando a insatisfação de diversos setores da sociedade com a forma com que Bolsonaro e seus ministros lidam com a pandemia.

Também foram registradas manifestações em dezenas de cidades mundo afora, como Zurique, na Suíça, Londres, Inglaterra, Samur, na França, Coimbra, em Portugal, Dublin, na Irlanda, Berlim, Alemanha, e Washington, Estados Unidos, entre outras.

ASSUFRGS puxou o Bloco da Educação com a comunidade universitária

Em Porto Alegre, a manifestação iniciou às 13h, com o Bloco em Defesa da Educação Pública, composto pela comunidade universitária da UFRGS, UFCSPA, IFRS e outras instituições de ensino. Estavam presentes as entidades representativas ASSUFRGS, ANDES, APG e DCE. A mobilização fez concentração na Sarmento Leite, em frente à UFRGS. Puxado pelo carro de som da ASSUFRGS, o grupo seguiu em caminhada até o Mercado Público de Porto Alegre, onde às 15h, estava marcado o início do ato unitário. Confira um registro do início da caminhada:

______________________________________________________________________________

Cerca de 50 mil pessoas em Porto Alegre 

O Ato unitário ocorreu no Largo Glênio Peres. A manifestação contou com falas de lideranças políticas, sindicatos e movimentos sociais. Mesmo com a chuva, o número de manifestantes foi expressivo, superando os 30 mil do ato realizado em 29 de maio. Organizadores estimam que cerca de 50 mil pessoas participaram. Confira a fala da Coordenadora da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira:

A caminhada seguiu pelas ruas centrais da cidade, passando pela Rodoviária e seguindo em direção à Orla do Guaíba. Os manifestantes lembraram ainda de temas que impactam a vida de toda a população, como a reforma administrativa em tramitação, as privatizações em curso e outros ataques dos governos federal e estadual.

Nos cartazes, faixas e falas pedidos por “vacina no braço e comida no prato”, contra a Reforma Administrativa, PEC 32/2020. além de palavras de ordem pelo “Fora Bolsonaro”. Em todos os locais, se viram os manifestantes usando máscaras, atendendo ao pedido reforçado pelas entidades organizadoras. A caminhada recebeu manifestações de apoio da população, nas janelas dos prédios, com bandeiras, aplausos e panelaços, além de buzinações de motoristas em apoio à marcha.

O ato em Porto Alegre encerrou no Largo Zumbi dos Palmares com uma ação em memória às milhares de pessoas que morreram por conta da covid-19.

A ASSUFRGS Sindicato agradece a cada colega de luta que compareceu à mobilização. Foi um dia histórico, em que a população do país deixou claro que não aceita a política genocida de Bolsonaro.

Galeria de Fotos

Com informações do Brasil de Fato RS