Segue a destruição da UFRGS! Bulhões determina a extinção da RELINTER
Em mais um arroubo autoritário, o interventor Carlos Bulhões, solicita a extinção da RELINTER – Secretaria de Relações Institucionais da UFRGS. O pedido da reitoria interventora é para vincular a Secretaria de Relações Internacionais à Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais. A PROIR foi criada sem o aval do CONSUN, como determina o regimento da universidade, em uma Reforma Administrativa imposta pelo interventor no início de sua gestão. O CONSUN já decidiu pela revogação completa das mudanças administrativas da atual Reitoria, porém Bulhões se negou a extinguir a PROIR. Saiba as consequências para os atos do Reitor, que serão debatidas no plenário do Conselho.
No ofício do Reitor, encaminhado à SUGESP, também foi pontuada a decisão de extinguir a Vice-Secretaria de Relações Internacionais e transformar o Departamento de Mobilidade Acadêmica, da Secretaria de Relações
Internacionais em Coordenação de Mobilidade Acadêmica em substituição à Coordenação de Mobilidade Internacional com a América Latina, com retribuição FG1.
Denúncia do desmonte da RELINTER
A equipe de técnico-administrativos em educação da Secretaria de Relações Internacionais criou um relatório sobre a extinção da RELINTER, onde comunica à comunidade acadêmica da UFRGS o desmonte que vem ocorrendo no setor desde setembro de 2020. O documento detalha aspectos que a equipe considera importante levar ao conhecimento de alunos(as), docentes e colegas técnico-administrativos, com detalhamento da perda do espaço físico; extinção de setores e de cargos estratégicos; enfraquecimento da participação nas redes de cooperação às quais a UFRGS é associada; e trabalho dos técnicos(as) administrativos(as). Veja no link abaixo o relatório na íntegra:
Relatório desmonte da RELINTER
A ASSUFRGS apoia a luta contra a extinção da RELINTER e contra todos os desmandos da atual Reitoria da UFRGS, que sem legitimidade junto à comunidade universitária, segue desrespeitando a todos. Convidamos todos os colegas da base para compartilharem a campanha de apoio à RELINTER, com as artes abaixo: