CONSUN irá avaliar nesta sexta (30) parecer que aponta consequências para atos de Bulhões

Está na pauta da sessão do CONSUN – Conselho Universitário da UFRGS, desta sexta-feira (30), a apreciação do Parecer nº 80/2021, apresentado por Comissão Especial que averiguou a conduta do Reitor da UFRGS, Carlos Bulhões. O parecer já foi entregue aos conselheiros no início de julho, porém, por um pedido de vistas a apreciação ficou agendada para agora.

A Comissão Especial do CONSUN foi criada em 23 de abril porque Bulhões não respeitou a decisão do plenário, que determinou a reversão imediata da totalidade da reforma administrativa imposta por ele, no início de seu mandato.

O Parecer nº 80 aponta diversas consequências possíveis aos atos do Reitor e faz recomendações ao plenário do CONSUN, entre elas a necessidade de requisitar ao Ministério da Educação, a abertura de um PAD – Processo Administrativo Disciplinar contra Bulhões, por não seguir a legislação da UFRGS; recomenda que o conselho represente ao MPF o caso, para averiguação; além de indicar que o CONSUN discuta e vote a destituição do Reitor, o que é permitido ao conselho, conforme Regimento da UFRGS.

A Comissão Especial que confeccionou o parecer é paritária. Os técnico-administrativos em educação foram representados pelos conselheiros Arthur Bloise e Gabriel Focking, que também é vice-presidente da comissão.

Clique no link abaixo para ler a íntegra do parecer e todas as recomendações apontadas pelos conselheiros:

PAR080-21- Atos Reitor – Não cumrpimento Resolução nº 062-2021 SEi