Assufrgs envia ofício à reitora da UFCSPA com demandas para o retorno seguro ao trabalho presencial

No mês de julho, a coordenação e a representação sindical da Assufrgs realizaram reuniões com a reitoria e com os técnicos da UFCSPA a fim de discutir questões referentes ao retorno de atividades presenciais. Durante todo o período da pandemia, servidores da UFCPA tiveram de trabalhar presencialmente em atividades consideradas pela gestão como estratégicas e essenciais. A partir de maio, foram autorizadas convocações para atividades ditas prioritárias, a exemplo de gravações de aulas práticas. Para esse mês de agosto, está programado o retorno de aulas práticas.

Preocupados com a segurança da comunidade acadêmica, os coordenadores Ricardo Araújo, Frederico Bartz, Maristela Piedade, Tamyres Carvalho e as representantes sindicais Andréia Duprat, Andréia Mangan e Fernanda Corrêa se reuniram com a reitora Lucia Pellanda, Fernando Gavron e Ana Vazques (PROGESP), Alessandra Dahmer (PROPLAN), procurador Eduardo Oliveira e outros membros da gestão.

Entre as principais solicitações do sindicato, estão estabelecer como critérios de convocação a imunização completa, condições adequadas de trabalho em termos materiais e sanitários, verificação da condição de saúde do servidor, convocação pessoal do servidor, prazo razoável de antecedência para a convocação. As representantes salientaram que não se deve convocar servidores pelo e-mail do setor, e sim deve-se haver o contato com a pessoa que fará a atividade. Nesse momento, colocar nas mãos da equipe técnica a decisão de quem irá trabalhar presencialmente seria uma distorção do que seria uma livre decisão coletiva. Entende-se que as instâncias e superiores que autorizam a atividade presencial sejam responsabilizadas pela integridade do trabalhador no desempenho de suas funções.

A gestão se mostrou resistente a respeito desse pedido de convocação pessoal, bem como não apontou compromisso de ter como critério a vacinação e testes de COVID. A pró-reitora Alessandra falou que se publicaria uma norma que determinaria o prazo de convocação. Posteriormente, o relato da reunião com a reitoria foi debatido com a categoria. As reivindicações apresentadas foram sintetizadas em ofício que segue:

Of ASSUFRGS 02821