Após denúncia da ASSUFRGS, MPF recomenda a pró-reitor da UFRGS respeito às medidas contra a covid-19

Ministério Público Federal, através de provocação da ASSUFRGS, expediu recomendação ao Pró-Reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Pereira Jotz, “que sejam adotadas as medidas necessárias à prevenção ao coronavírus, dentre as quais o uso contínuo de máscara facial aceita pela ANVISA, inclusive nas reuniões e quaisquer atos realizados no âmbito da Reitoria, respeitando as orientações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, e que sejam promovidas todas as medidas cabíveis para o incentivo, no ambiente da Reitoria, ao respeito aos protocolos sanitários.”

Recomendação foi expedida pela Procuradora da República PATRÍCIA NÚNEZ WEBER após denúncia da ASSUFRGS, que ficou sabendo que não estavam sendo respeitadas as medidas de prevenção à disseminação do Coronavírus, no ambiente da Reitoria da UFRGS. Veja a íntegra aqui.

De ampla divulgação na mídia local, o surto de covid-19 na reitoria da UFRGS foi destacado pela Coordenação do sindicato, que decidiu acionar o MPF e também mandou ofício ao Comitê Covid-19 da UFRGS. Segundo o sindicato “após a mudança de Reitoria e de pessoal na Administração Central da Universidade, passou a ser recorrente a exigência de trabalho presencial de técnico-administrativos nos espaços do sexto andar da Reitoria (Gabinete do Reitor), sendo estes colegas submetidos à presença, sem o uso de máscara e desrespeitando protocolos de saúde coletiva, do Pró-reitor Geraldo Pereira Jotz”.

Recomendação da Procuradora da República também cita a gravidade da pandemia, com mais de 580mil mortes registradas no país, e que se encontra em tramitação, no âmbito do 28.o Ofício da PR/RS, o inquérito civil n.o 1.29.000.001074/2021-22, instaurado para “Apurar possível desrespeito aos protocolos sanitários na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, em razão do recebimento de representação, formulada pela ASSUFRGS.

Seguiremos na luta em defesa da saúde e segurança de nossa categoria! Caso os colegas presenciem algo contrário ao estabelecido para as regras sanitárias podem entrar em contato com o sindicato, através dos coordenadores, representantes sindicais ou via e-mail: secretaria@assufrgs.org.br Seguimos vigilantes!