Manifestação da base sobre a Colônia de Férias – Maria Julia Leal Dos Santos
Com o objetivo de dar transparência aos debates da base acerca da possibilidade de Alta Temporada da Colônia de Férias da ASSUFRGS em Garopaba/SC, divulgamos na íntegra a manifestação da colega da UFRGS, Maria Julia Leal Dos Santos, e a resposta da Coordenação do Sindicato após o seu contato:
____________
Prezados Coordenadores da Assufrgs,
Venho através deste me manifestar sobre a não abertura da colônia de férias na temporada de 2021/2022. Por que foi posto o edital antes da reunião que seria dia 03/09, também não entendi por que teve votos de trezes unidades. Cadê os outros representantes das outra unidades? Estou me referindo somente às unidades da UFRGS.
Penso que essa decisão sobre a colônia de férias deveria ser resolvida por todos os sócios da Assufrgs e não de uma minoria de pessoas, seria mais correto e claro para todos os sócios.
Neste feriado do dia 07/9, estive em Garopaba e estava tudo funcionando. Muitos turistas e os hotéis recebendo hospedes voltando dentro das normas sanitárias sobre Covid.19. Até entendo que a colônia tem que ser cuidada para manter o patrimônio, a colônia foi pintada, até com colocação de brinquedos para as crianças.
Acho que todos os sócios esperam da Coordenação da Assufrgs uma decisão e uma resposta que seja plausível da não abertura da colônia, sendo que todas as pessoas estão com a primeira, e muito já com a segunda dose, tanto aqui em Porto Alegre e também em Santa Catarina.
Atenciosamente,
Maria Julia Leal Dos Santos
Porto Alegre, 14 de Setembro de 2021
____________________________
Boa tarde, Maria Júlia.
A Coordenação da ASSUFRGS é favorável à abertura da Colônia de Férias de Garopaba, tanto que a Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer fez uma proposta de abertura (Edital de Expectativa), com restrições por conta do Covid19. Porém, o Sindicato tem instâncias superiores à Coordenação, como é o caso do Conselho de Representantes que decidiu que a colônia deveria permanecer fechada.
Divulgamos essa proposta de Edital para alta temporada 2021/2022 junto com a convocação para o Conselho de Representantes, tendo em vista que seria uma reunião ampliada, aberta a todos os filiados. Uma maioria de pessoas contrárias à abertura se mobilizou e participou da reunião, defendendo que o Conselho mantivesse a Colônia fechada.
As argumentações que tu colocaste no e-mail foram levadas em consideração e defendidas pela Coordenação quando foi elaborada a proposta de edital. Infelizmente, não tivemos uma representatividade maior da posição favorável à abertura, ficando decidido pelo Conselho de Representantes a não abertura da Colônia e também que esse assunto não fosse levado à Assembleia de Filiados. Por isso, a Coordenação numa posição difícil de pautar esse assunto, a não ser que se faça uma grande mobilização das pessoas favoráveis à abertura da Colônia, por exemplo, um abaixo-assinado ou até mesmo enviando e mails, assim como tu fizeste, pedindo que esse assunto seja decidido em Assembleia de Filiados.
Coordenação Assufrgs Sindicato