Começa no dia 16 de outubro a votação do Plebiscito Popular sobre as privatizações: todos e todas podem e devem votar; saiba como

Terá início no dia 16 de outubro a votação do Plebiscito Popular sobre as privatizações no Rio Grande do Sul. A ação é organizada por centrais sindicais, movimentos populares e sindicatos, entre os quais o Sintrajufe/RS. O Plebiscito foi lançado em ato público em agosto, mas a votação acontece online entre os dias 16 e 24 de outubro. ASSUFRGS convoca todos para VOTAREM NÃO às Privatizações!

O plebiscito

A ação busca ser uma resposta de mobilização e enfrentamento ao aprofundamento da política de privatização dos serviços públicos e de entrega do patrimônio aos grandes grupos privados. Os governos federal e estadual gaúcho, assim como diversas administrações municipais, como a de Porto Alegre, estão alinhados nas políticas de privatização. Isso pode deixar parcelas significativas da população sem serviços essenciais, como abastecimento de água, correios, saneamento, processamento de dados, agências bancárias, entre outros. O plebiscito ocorre no formato híbrido, com votação online e em cédula para comunidades de periferias, quilombolas e rurais, assentamentos, entre outras.

Como participar

A votação acontece online e em locais presenciais, entre 16 e 24 de outubro. É possível votar online 24 horas por dia. Já nos locais presenciais, os horários serão informados pelos comitês municipais. Para votar online, é preciso primeiro cadastrar-se, seguindo os passos:

1) Acessar a plataforma de votação, AQUI;

2) Clicar em “Inscrever-se”, no canto superior direito (se o acesso for via celular, o botão “Inscreva-se” estará nas três barrinhas do canto superior direito);

3) Preencher os dados;

4) Confirmar o cadastro no e-mail que será enviado após o preenchimento.

Após o cadastro e a partir do dia 16 de outubro, será possível votar seguindo os passos:

1) Acessar a plataforma de votação, AQUI;

2) Clicar em “Entrar”, no canto superior direito ou no Menu;

3) Colocar e-mail e senha;

4) Clicar em “Processo Aberto – Plebiscito Popular sobre as privatizações”;

5) Colocar nome e CPF;

6) Responder “sim” ou “não” às perguntas;

7) Marcar que concorda com os termos de uso;

8) Clicar em “Enviar”.

Com informações do Sintrajufe/RS