Estudantes e trabalhadores da UFRGS protestam contra corte de bolsas e desmonte da ciência e tecnologia
No fim da tarde desta terça-feira (26), a comunidade da UFRGS realizou importante mobilização no dia nacional em defesa da educação pública, chamado por entidades representativas como UNE e ANPG. Localmente, o chamado foi realizado pelo DCE UFRGS, APG UFRGS, ANDES Seção Sindical UFRGS e ASSUFRGS Sindicato.
O ato tinha como pautas centrais a luta contra os cortes na educação e o pagamento imediato das bolsas PIBID e RP; a defesa do meio passe em Porto Alegre; o retorno presencial seguro das aulas na UFRGS e a luta contra a intervenção na universidade. Além das entidades representativas da comunidade universitária, marcaram presença estudantes da UERGS, secundaristas do ensino público e estudantes de universidades privadas como ULBRA e PUC/RS. O ato contou com a presença da Deputada Estadual, Luciana Genro (PSOL) e os vereadores Matheus Gomes (PSOL) e Jonas Reis (PT), além de diversos movimentos populares.
Representando a ASSUFRGS, Ricardo Souza, Coordenador Jurídico do sindicato, comentou sobre a importância de aliar a luta pelo retorno do pagamento das bolsas, à derrubada da PEC 32, que tramita no Congresso Nacional. A Reforma Administrativa, se aprovada, irá precarizar a educação pública nas três esferas. Confira:
Após as falas das entidades, em frente à entrada do Campus Centro na Sarmento Leite, o grupo seguiu em caminhada pela Perimetral até o Largo Zumbi dos Palmares. No caminho, os manifestantes gritaram e cantaram contra os cortes de verbas de 90% na ciência e tecnologia, pelo pagamento das bolsas e pelo Fora Bolsonaro. O grupo foi apoiado por motoristas que passavam e buzinavam em apoio à mobilização. Assista o início da caminhada:
Galeria de Fotos