Inicia a programação do Novembro Negro 2021 na UFRGS
Serão realizadas mais de 50 atividades, entre ciclos de debate, exposições e rodas de conversa. Dia 20 de novembro ocorre a tradicional foto dos negros e negras da UFRGS e a Marcha Independente Zumbi Dandara. A maioria das atividades será no formato virtual, confira a programação completa no site do NEAB UFRGS.
A programação do Novembro Negro 2021 na UFRGS teve início no dia 01º de novembro e irá até o dia 17 de dezembro com a realização de 59 atividades que abrangem toda a comunidade, tanto no âmbito acadêmico, como para além dos muros da Universidade. Entre os temas que serão abordados estão pautas antirracistas, feministas, de gênero e sexualidade e de reforço da identidade e valorização da cultura da população negra. Serão abordados temas como o racismo estrutural e institucional, negritude no ensino superior e como a conjuntura atual, com mais de 600 mil mortes devido ao negacionismo durante a pandemia de covid-19, atinge de forma mais trágica a população de pretos e pardos. O retorno do Brasil ao mapa da fome, incluindo o fim de programas de assistência social e o aumento da inflação no preço dos alimentos, também perpassa os debates ao longo dos dias de evento.
“É com muita alegria, resistência e luta que estamos iniciando mais um Novembro Negro da UFRGS. Ainda estamos sentindo os impactos da pandemia. Em especial no nosso povo preto, que sofre com a crise política e econômica. Esse Novembro Negro vem para fazer a escuta, o acolhimento e o fortalecimento das negras e negros de dentro e de fora da universidade. São mais de 50 atividades, como lives, poesias, cursos, webnários e muito mais. As atividades serão presenciais e virtuais. Te organiza e participe das atividades!”, comenta Tamyres Filgueira, Coordenadora-Adjunta do NEAB e da organização do Novembro Negro.
Entre os destaques da programação estão as atividades do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A tradicional foto dos estudantes e trabalhadores negras e negros da UFRGS, será realizada às 13h, em frente à Reitoria da Universidade. Logo após, ocorrerá a “Marcha Independente Zumbi Dandara”, com concentração às 13h30min na FACED – Faculdade de Educação da UFRGS. No dia 13 de novembro, às 13h, ocorre exposição presencial no Parque da Redenção, com o tema “O Que os Negros Fazem na Universidade?”, organizada pelo DCE UFRGS em parceria com o NEAB. No dia 17 de novembro, em horário a definir, será realizado o encontro “Territórios Negros de Porto Alegre”, uma parceria entre o NEAB UFRGS – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS e a Secretaria de Desenvolvimento Social da prefeitura de Porto Alegre. Ainda em 17 de novembro, às 18h, está prevista a palestra “A Cor da Pandemia”, da Professora Dra. Suzi Camey. Atividade virtual pelo link -> https://www.ufrgs.br/ime/
Confira a programação completa do NOVEMBRO NEGRO 2021 UFRGS no site do NEAB UFRGS -> https://www.ufrgs.br/neab/index.php/novembro-negro-2021/
Novembro Negro – Luta e Resistência
O Novembro Negro remete à luta e resistência da população negra no Brasil, assim como à criação, na década de 1970, do Dia da Consciência Negra (20 de Novembro). Desenvolvida pelo Movimento Negro do Rio Grande do Sul, a data e as questões atreladas a ela se espalharam pelo Brasil, sendo oficializada em 2011 pelo Governo Federal. O Novembro Negro se mostra como uma forma de representar, lembrar e fazer referência às origens do povo negro, assim como de realizar denúncias, análises e proposições relativas às diversas temáticas abordadas. O Novembro Negro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS ocorre desde 2017 através da organização de uma agenda unificada com o objetivo de fortalecer a luta diária pela equidade étnico-racial no ambiente acadêmico.