ASSUFRGS participa de reunião com DN da Fasubra na UnB

ASSUFRGS participa de reunião da Direção Nacional da FASUBRA com os representantes de base da federação. Encontro ocorreu na UnB, nesta quinta-feira (11). Acompanhe a fala do Coordenador da ASSUFRGS, Gabriel Focking, que relatou as últimas notícias da mobilização da categoria na UFRGS, UFCSPA e IFRS, incluindo nosso enfrentamento à intervenção na UFRGS.

A Direção Nacional da FASUBRA Sindical reuniu-se nesta quinta-feira (11/11), na praça Chico Mendes da UnB, de 10h às 12h, com representantes das entidades de base presentes em Brasília/DF. A reunião é parte das atividades de mais uma semana de vigília que reforça a luta contra os ataques do governo Bolsonaro. Nesta semana, além da PEC 32 (reforma administrativa), esteve na pauta da luta contra a PEC 23 dos Precatórios (PEC do Calote).

A base e DN somaram às mobilizações nos atos no Aeroporto Internacional de Brasília, recepcionando os parlamentares que chegam. Como parte da mobilização, houve visita aos gabinetes para convencer os indecisos e favoráveis a votar contra a PEC. Nesse processo de pressão aos parlamentares, os protestos no Anexo II da Câmara dos Deputados permanecem e integram a 9ª semana de manifestações consecutivas de servidoras e servidores públicos contra o desmonte dos serviços públicos.

Na reunião também foram discutidos temas urgentes e essenciais como a defesa da educação e saúde públicas; informes da mobilização nos estados e municípios contra a PEC 32 (pressão aos parlamentares). Além da luta mais geral, foi debatido o retorno presencial sem as devidas medidas sanitárias; a discussão sobre a permanência das sedes dos sindicatos nos campis das universidades. No que se refere aos projetos do governo que atacam diretamente a categoria, foi dado informes sobre Decreto 10.620/21, que centraliza o gerenciamento das aposentadorias no INSS e a tentativa de mudança na descrição dos cargos do PCCTAE por parte do governo, entre outros assuntos.

Como forma de manter as mobilizações, a FASUBRA Sindical orienta que, as entidades que puderem, devem enviar representantes para Brasília nas próximas semanas que serão decisivas para barrar a PEC da reforma administrativa no plenário da Câmara dos Deputados. Além das ações em Brasília, é preciso fortalecer as ações do Mês da Consciência Negra; https://bit.ly/3caarMN, com especial destaque ao dia 20/11 combinado com o Fora Bolsonaro. O calendário completo das mobilizações está no ID: https://bit.ly/2YGnHG4.