Com presença da ASSUFRGS, ALRS realiza audiência pública para debater reformas da reitoria interventora da UFRGS
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CECDCT) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) realiza uma Audiência Pública que vai debater a reforma administrativa implementada pelo interventor Carlos André Bulhões na UFRGS. As mudanças impostas pela reitoria indicada pelo governo Bolsonaro, ocorreram desrespeitando o estatuto da universidade, sem aprovação do CONSUN – Conselho Universitário, colegiado deliberativo da instituição.
A Audiência Pública foi proposta pelos Deputados Sofia Cavedon, Luciana Genro e Fernando Marroni será realizada no dia 19 de novembro de 2021, sexta-feira, às 9h30min, no formato virtual, com transmissão pelo cana do YouTube da ALRS -> https://www.youtube.com/user/tvalrs.
O Coordenador da ASSUFRGS, Gabriel Focking, participará da audiência pública representando o sindicato. Focking é membro do CONSUN e integrante da Comissão Especial do Conselho Universitário, instaurada em 25 de outubro para acompanhar a proposta de destituição da atual reitoria que será encaminhada ao MEC. Decisão de destituir a chapa Bulhões/Pranke foi aprovada pelo Conselho, em sessão extraordinária no dia 13 de agosto de 2021, após Bulhões descumprir uma definição do colegiado, que decidiu por suspender por completo a Reforma Administrativa na UFRGS, o que até hoje não foi realizado pela Reitoria Interventora.