CEDEMNotícia

UFRGS é destaque em percurso pelos Territórios Negros de Porto Alegre

Na tarde da última quarta-feira (24) ocorreu a primeira edição deste ano da atividade Territórios Negros: Afro-Brasileiros em Porto Alegre. O evento proporciona um tour de ônibus que percorre espaços importantes para o povo negro desde a fundação da cidade. Neste ano, o percurso faz parte das atividades do Novembro Negro da UFRGS, e tem realização do NEAB UFRGS em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e com a ASSUFRGS Sindicato, através do CEDEM – Centro de Documentação e Memória da ASSUFRGS.

Algumas das paradas do percursso são a Praça do Tambor, na Rua dos Andradas; o Largo Zumbi dos Palmares, na CB; a Ilhota, área próximo ao Tesourinha e ÉricoVeríssimo; e o Parque da Redenção. Realizado em anos anteriores, pré-pandemia, desta vez a atividade contou com uma nova parada: a UFRGS. Desde a implantação das ações afirmativas, a universidade federal tem sido um importante espaço de valorização e emancipação do povo negro com acesso à educação superior. 

O passeio também fez uma parada na Praça Argentina, de frente para o Prédio Centenário da Escola de Engenharia. Ali surgiu a primeira entidade que organizou os trabalhadores da Educação Superior de Porto Alegre, a Cooperativa da Escola de Engenharia, em fevereiro de 1921.

Neste ponto do percurso o CEDEM ASSUFRGS revelam aos participantes do passeio uma história até então esquecida, o fundador da Cooperativa de Engenharia foi Julio da Silveira, homem negro e importante entusiasta da cultura negra na capital gaúcha já que também foi um dos fundadores do Foot Ball Club Riograndense e gerente d’O Exemplo, respectivamente o principal clube de futebol e principal jornal da comunidade negra de Porto Alegre à época. O CEDEM ASSUFRGS fez o resgate desta importante figura em reportagens para o site do sindicato (veja aqui) e para a realização de uma exposição sobre sua trajetória. A exposição será novamente apresentada, em formato virtual, no mês de dezembro.

A atividade Territórios Negros: Afro-Brasileiros em Porto Alegre tem mais duas edições programadas, nos dias 03 e 11 de dezembro, com vagas já esgotadas.

Galeria de Fotos