CONSUN elege membros da Comissão de combate ao racismo na UFRGS
Na manhã desta sexta-feira, dia 17, o Conselho Universitário da UFGRS (Consun), em votação unânime, aprovou os nomes que vão integrar a comissão de combate ao racismo. A comissão foi criada pelo CONSUN em sessão do último dia 03 de dezembro. “Essa comissão de combate ao racismo é um passo importante na luta antirracista. Recentemente, presenciamos um caso de preconceito na universidade em que um estudante de doutorado foi racista com outro estudante. Infelizmente, este não é um fato isolado. Não podemos mais aceitar, pois racismo é crime e a UFRGS não pode continuar naturalizando o preconceito”, pontua a conselheira Tamyres Filgueira, que propôs a criação da comissão e é coordenadora-geral do Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS (Assufrgs) e coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB UFRGS).
Além de Tamyres, outras cinco pessoas farão parte da comissão: Maria Luiza Saraiva Pereira (docente), Ana Paula Motta Costa (docente), Rafael Berbigier de Bortoli (técnico), Patrick Veiga da Silva (estudante) e Ítalo Pereira (estudante).
O objetivo da comissão é elaborar uma ferramenta que passe a receber denúncias de racismo da universidade. Os casos serão analisados e, caso provado o crime, a expulsão do racista será proposta. Além disso, o grupo se empenhará em medidas de combate ao preconceito, como campanhas de conscientização e debates.
“Nosso compromisso com a educação e a sociedade tem que se dar na prática, por isso defendemos uma UFRGS antirracista”, enfatiza Tamyres.