UFRGS: retorno presencial gradual transferido para 07 de fevereiro

Em Portaria divulgada nesta terça-feira (11), a Reitoria da UFRGS informa à comunidade universitária que o retorno gradual às atividades presenciais foi postergado para o dia 07 de fevereiro. Entretanto, o início do semestre está mantido para o dia 17 de janeiro:

PORTARIA Nº 207 de 11/01/2022

Segundo a reitoria, o retorno presencial “ocorrerá de forma gradual, em percentual de até 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade”. Também é destacado que “todos os servidores que participarem das atividades presenciais devem assinar um Termo de Responsabilidade sobre as condutas que devem ser adotadas no referido retorno gradual, nos termos das Diretrizes elaboradas pelo Comitê Covid e IN-90. Este termo deverá ser entregue à chefia imediata ou responsável.”

O documento recomenda que as Comissões de Saúde e Ambientes de Trabalho – COSATs – e os Comitês locais COVID-19, quando existentes, “auxiliem na orientação e controle do cumprimento das medidas previstas nas Diretrizes para retorno das atividades presenciais.”

A ASSUFRGS Sindicato destaca que apesar da portaria dar devida importância ao papel do Comitê Covid-19 e das COSATs, não é pontuada a necessidade de apresentação do passaporte vacinal, medida amplamente defendida pelas comissões e pelo comitê, inclusive sendo aprovada pelo CONSUN UFRGS em resolução no dia 05 de novembro e reforçada na Resolução do dia 07 de janeiro, que aponta o plano para o retorno gradual, construído a partir de uma comissão paritária. Lembramos que decisão recente do STF permite que as universidades exijam o comprovante vacinal para retorno às atividades presenciais.

Infelizmente, o reitor Carlos Bulhões prefere seguir a linha negacionista do governo Bolsonaro, não exigindo o comprovante da vacinação, descumprindo assim a decisão do Consun. Esta posição afronta diretamente a ciência, que demonstra que somente a vacinação, combinada aos cuidados de distanciamento e de uso de máscaras, consegue enfrentar essa pandemia e minimizar o número de vidas perdidas.

Com o objetivo de ajudar a comunidade universitária, a ASSUFRGS montou um Protocolo para um Retorno Gradual e Seguro. Nosso documento foi construído de forma colaborativa, ouvindo servidores de diferentes unidades de nossa base. Confira o documento, clicando aqui.

Conte com o sindicato neste momento de retorno gradual! Em caso de problemas em sua unidade, entre em contato com nosso setor jurídico, pelo whatsapp: (51) 99315-7254, das 08h às 15h.

Seguiremos mobilizados para assegurar a saúde de trabalhadores e estudantes da UFRGS!