Elza Soares: Dra. Honoris Causa da UFRGS e símbolo de resistência artística e política

A cantora Elza Soares, aos 91 anos, faleceu nesta quinta-feira (20) de causas naturais no Rio de Janeiro. A assessoria da cantora comunicou sobre o ocorrido através das redes sociais.

___________________________________________________________

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais.”

Em 2019, a cantora recebeu o título  de Doutora Honoris Causa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A homenagem foi proposta pelo Departamento de Difusão Cultural da instituição em conjunto com o Instituto de Artes pelo conjunto da obra da artista.

A homenagem exaltou a luta contra a pobreza, dos direitos das mulheres e o combate ao racismo que Elza sempre teve voz ativa em suas canções.

Reconhecida como A voz do milênio, Elza Soares parte, mas permanece eternizada entre os amigos e fãs. O corpo da cantora é velado no Theatro Municipal do Rio, no Centro. Integrantes da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de Elza, deram uma salva de palmas à intérprete. A cerimônia começou às 8h, fechada para familiares e amigos, e abriu para o público às 10h. Pouco antes, fãs já faziam uma fila na porta do teatro.

Diversos artistas do mundo todo prestaram suas homenagens a cantora em suas redes sociais, incluindo a cantora Beyoncé, que divulgou em seu site uma nota de luto. “Descanse em paz, Elza Soares. Sua música será eternizada e irá inspirar o Brasil e o mundo. Somos gratos!”, escreveu a cantora.

A ASSUFRGS Sindicato agradece a Elza Soares por todo o seu trabalho artístico e politico realizado durante toda sua vida, manteremos seu legado vivo nas próximas gerações. Descanse em paz. Elza Soares Presente!

Foto:  Reprodução/UFRGS TV