Comitê COVID-19 da UFRGS sugere adiar o retorno presencial pra 7 de março
O Comitê Covid-19 da UFRGS, em reunião no dia 24 de janeiro, optou por adiar o retorno presencial para o 7 de março, devido ao grande aumento no número de casos e internações.
O Comitê reuniu diversos elementos que justificam o adiamento da data de retorno, confira abaixo os principais:
- Taxa de positivados na UFRGS em janeiro de 2022, considerando as 3 categorias, está sendo de 20%. Desde a metade do ano passado existia uma tendência de queda com valores girando em torno de 0% e o máximo registrado desde o começo da testagem (iniciada em janeiro 2021) foi próximo a 5%. Para comparação, os valores dos testes coletados pela prefeitura de Porto Alegre mostram entre 25 – 30% de positivados (sendo que estes passam previamente por teste rápido em que o resultado dá negativo).
- Aumento significativo nas ocupações dos leitos clínicos pediátricos e intensivos pediátricos.
- Comunicações ao Departamento de Atenção à Saúde (DAS) têm sido maiores agora nestas 3 semanas de janeiro do que em todo semestre de 2021, sem contar as subnotificações que não são poucas.
Segundo Pablo Pitol Silveira, estudante de farmácia e representante do DCE no Comitê, “Eles podem acatar ou não, aumentar o tempo, diminuir, mas normalmente aceitam.”
A presidenta do Comitê estipulou um prazo até a próxima segunda (31), para ter a resposta. Na mesma reunião, também foi acordado que na próxima semana será avaliado se o Comitê Covid-19 pretende manter ou postergar a data do vestibular.