Bolsonaro sugere aumentar apenas benefícios de vale-alimentação e vale-transporte para amenizar pressão de reajuste salarial dos servidores
Governo Bolsonaro sugere elevar o valor dos benefícios recebidos por servidores públicos como vale-alimentação e vale-transporte em vez de reajuste salarial.
A justificativa seria que essa medida seria uma forma de comtemplar todo o funcionalismo, em vez de conceder aumento apenas para policiais, como prometeu o presidente Jair Bolsonaro.
Entretanto, esses benefícios incluem auxílio-alimentação e auxílio-creche, entre outros, que só são pagos a funcionários da ativa. Aposentados e pensionistas não sentiriam melhora alguma no bolso. Diante disso, Sindicatos de servidores públicos afirmaram nesta sexta-feira (4/2) que não aceitam receber um reajuste nos benefícios como contrapartida para encerrar as reivindicações por aumento salarial.
“Nem pensar. Temos que recompor as perdas inflacionárias, ao menos em parte, que já passam de 28%. Além disso, mais da metade dos servidores da União são aposentados, que não recebem esses benefícios”, avaliou o presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques.
Assim, o calendário de greves se mantem ativo.
Fonte: Metropole