Conselho Universitário da UFCSPA aprova a exigência do passaporte vacinal para o retorno presencial das atividades
O Conselho Universitário da UFCSPA aprovou nesta quinta-feira, 10, a exigência de passaporte vacinal, a partir da Fase 5 do Programa de Retomada Presencial Progressivo, para as atividades presenciais realizadas no campus da instituição. A decisão foi votada na primeira sessão ordinária do Consun em 2022 sob a condução da reitora Lucia Pellanda e vice-reitora Jenifer Saffi.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), desde novembro de 2021, exige de servidores, estudantes, trabalhadores terceirizados, estagiários e comunidade externa a apresentação do passaporte vacinal para acessar os espaços físicos do IFRS.
Medidas como essa reduzem o risco de infecção e também de transmissão do coronavírus entre pessoas vacinadas, sendo uma ação institucional para a proteção da coletividade. Os números da pandemia no Brasil demonstram o impacto positivo do avanço da vacinação e comprovam que o efeito de vacinar-se extrapola o nível individual.
Nas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a exigência do passaporte vacinal já foi aprovada pelo CONSUN, entretanto, o reitor Carlos André Bulhões, segue do lado da ideologia negacionista e antivacina do governo federal e argumenta que não há lei federal que condicione esse retorno à apresentação do documento que comprova a vacinação contra a covid-19.
Com informações de UFCSPA