Vitória! Reitora em exercício solicita que Sugesp altere ofício sobre o retorno presencial na UFRGS

A pressão de nossa categoria teve efeito! A reitora em exercício da UFRGS, Patricia Pranke, apresentou à Coordenação da ASSUFRGS, através do e-mail do gabinete da vice-reitoria, o documento em que ela solicita à Sugesp alterações na redação do Ofício Circular nº 2-2022. As alterações pontuadas pela reitora dizem respeito à adoção do controle de frequência atual, o mesmo utilizado durante toda a pandemia. Pranke solicita o acréscimo do seguinte parágrafo:

“Parágrafo Único: A aplicação do ponto eletrônico com registro biométrico será objeto de nova orientação, mantendo-se, nesse momento, o sistema de ponto e controle de frequência praticados no período de pandemia.”

Confira a íntegra do documento onde Reitora em exercício solicita alterações no Ofício Circular nº2-2022 – Sugesp

O movimento da reitoria se dá após a Coordenação da ASSUFRGS realizar pressão para que o ofício da Sugesp fosse alterado ou suspenso. Coordenadores da ASSUFRGS estiveram reunidos com Pranke na manhã da quinta-feira (10), realizaram assembleia na tarde do mesmo dia e enviaram ofício à reitoria com as reivindicações na manhã desta sexta (11). Além disso, ocorreu articulação junto ao Fórum de Diretores de Unidade da UFRGS. Os diretores também solicitaram que sejam respeitados os planos construídos em suas unidades e se comprometeram em apoiar o pleito dos TAEs.

“Esta é uma vitória de nossa mobilização! Mas não podemos baixar a guarda. Sabemos que logo mais o reitor volta de férias. Precisamos fazer pressão na Sugesp para que a autonomia das unidades seja realmente respeitada e que não se volte atrás na questão do controle de frequência”, enfatizou Bernadete Menezes, Coordenadora-geral da ASSUFRGS Sindicato.

No documento encaminhado à Sugesp, Pranke também solicita que a gestão de pessoas considere os planos de retorno estabelecidos por cada unidade da UFRGS. Reitora argumentou no documento que o ofício da Sugesp chegou apenas 3 dias úteis antes do retorno estipulado para o dia 14 de março e que seria razoável apresentar “uma regra de transição” em nome “do bom senso e da razoabilidade”.

O documento foi apresentado em Assembleia Geral da ASSUFRGS, no fim da tarde desta sexta-feira (11). Como encaminhamento, a Assembleia Geral decidiu pela publicação imediata do documento no site da ASSUFRGS, como forma de publicizar a decisão da reitora em exercício. Também será preparada uma agenda de atividades nas unidades na primeira semana de retorno ao trabalho presencial. Agenda deve ser divulgada na segunda-feira.

Parabéns à categoria de luta! Bom retorno a todas e todos colegas nesta segunda-feira (14). Seguiremos na pressão para que a comunidade da UFRGS seja respeitada!