Em reunião, TAEs da UFCSPA debatem jornada de trabalho flexibilizada

Na tarde do dia 17, foi realizada reunião virtual dos TAES UFCSPA, com mais de 25 presentes, de diversos locais de trabalho, em que debateu-se a necessidade de elaborar, junto aos colegas de setor, planos de jornada flexibilizada para a fase 5 do retorno presencial, previsto para dia 25 de abril.

Foram dados informes da luta em Porto Alegre e Brasília pelo reajuste salarial e contra a PEC 32, bem como sobre a ocupação dos estudantes indígenas.

O grupo refletiu sobre a jornada de trabalho flexibilizada, reconhecida no decreto 1590, que permite as reitorias das universidades concederem jornada flexibilizada aos servidores que atendem o público interno ou externo acima de 12h por dia, sem intervalo. Foram apontadas contradições das Instruções Normativas 02 que tratam do controle eletrônico de frequência, e 65 que trata do Programa de Gestão por Metas, que oferece “venda casada” com o home office, ambas estranhas as atividades nas universidades.

A Assufrgs sindicato buscará o diálogo com a Reitoria, visando um retorno seguro, com passaporte vacinal, a negociação do registro de ponto e a flexibilização da jornada de trabalho.