Instituto de Artes realiza reunião aberta para reivindicar o prédio do ICBS
Na manhã desta segunda-feira, Conselho da Unidade do Instituto de Artes organizou um café coletivo e uma reunião aberta em frente ao prédio da ICBS para reivindicá-lo.
O evento ocorreu às 9h e contou com a presença das Coordenadoras da ASSUFRGS Mariane Quadros e Tamyres Filgueira.
Revoltados com a negligência da reitoria sobre as denúncias de má infraestrutura no atual prédio do IA, os estudantes exigem o prédio da ICBS para realizarem suas atividades. Em 2009, a reitoria assinou um ofício que firmava um acordo com o IA de ceder cinco mil metros quadrados do prédio, porém nunca saiu do papel, e agora, Bulhões ignora o documento e mostra querer dar o prédio a terceiros.
“Mesmo tendo um ofício, assinado em 2009, que foi fruto de muita luta, o bulhões está simplesmente rasgando esse ofício e não está dando a prioridade que tem que dar para o IA escolher as salas que querem, os setores que querem aqui dentro do antigo prédio da ICBS.” Pontuou a Coordenadora-geral Tamyres Filgueira, que ainda relembrou a luta que travaram em 2007. “Eu fiz parte da luta pelas cotas e nós ocupamos a reitoria e nós tínhamos duas pautas a mais, que era o R.U. da ESEFID, e um prédio novo para o IA e na época tínhamos uma palavra de ordem que era ‘100 anos de IA, prédio novo JÁ!’ E é importante levarmos essa palavra de ordem nessa luta, por queremos para já!”
Durante o ato foi lido em voz alta o ofício assinado em 2009 que garantia o prédio ao IA e os estudantes marcharam até à frente da reitoria.
Ficou agendado para sexta-feira, às 14h, uma reunião da direção do IA com a reitoria para buscarem solucionar essa pauta. O IA exige não só ocupar os cinco mil metros quadrados do prédio como também o direito de escolher quais salas utilizar, visto que o acordo é de anos atrás. O movimento e o conselho decidiu que todos estarão presentes no momento da reunião do lado de fora. Sexta-feira, a partir das 13h30 todos se concentrarão em frente a reitoria.