ASSUFRGS participa do 40° Congresso do ANDES-SN, em Porto Alegre

Nesse domingo (27), ocorreu a primeira plenária do 40º Congresso do ANDES-SN. O evento ocorre em Porto Alegre (RS) até o dia 31 de março. no primeiro dia de evento foi abordada a Conjuntura e o Movimento Docente, tendo como tema central “A vida acima dos lucros”.

A ASSUFRGS Sindicato se fez presente, representada pela Coordenadora-geral Tamyres Filgueira “A gente sabe que a educação é a chave para transformar a sociedade, mas infelizmente temos um governo que nesse último período só atacou o serviço público, só retirou direitos e atacou a educação, mesmo a gente desempenhando um papel fundamental na pandemia” Tamyres diz que os desafios são gigantes, mas que não há espaço para recuar e completou: “Nós estamos juntos em defesa das cotas, em defesa da educação pública, em defesa do serviço público e FORA BOLSONARO.”

A importância da luta travada contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32 durante 2021, a guerra na Ucrânia, a resistência das mulheres, de negros e negras, da população LGBTQIA+, de indígenas, quilombolas e ribeirinhas na centralidade da luta do Sindicato Nacional foram pautas destacadas em diversas intervenções, assim como a necessidade de enfrentar os ataques à categoria docente e à Educação pública, tanto pelo governo federal quanto pelos governos estaduais.

O 40º Congresso Nacional do ANDES-SN ocorrerá até quinta-feira (31), na cidade de Porto Alegre (RS). No dia 1º de abril, as e os docentes participarão do ato “Pelas liberdades democráticas e em defesa dos serviços públicos” em conjunto com outras categorias de trabalhadores e trabalhadoras.

Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN licenciada neste momento em licença-maternidade, fez um discurso emocionante sobre esse direto que é fundamental e precisa ser garantido a todas e todos no Brasil. “Espaços como esses são importantes para a luta cotidiana que precisamos travar por respeito e reconhecimento da dupla maternidade. Me orgulho de fazer parte de um sindicato que tem avançado em várias frentes de luta com antirracista, antimachista, antilgbtfóbica. Essas pautas precisam se materializar no cotidiano das nossas vidas”, ressaltou.

Magali Menezes, presidenta da Seção Sindical do ANDES-SN na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), agradeceu a presença de todas e todos, desde as e os docentes, funcionárias e funcionários, além das artistas e demais convidadas e convidados. “Nós, da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, acolhemos o 40º Congresso do ANDES-SN em nossa casa, Porto Alegre, símbolo da resistência que completou no dia 26 de março 250 anos sob território indígena e negro. Congresso que acontece em nossa Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que se soma as outras 22 universidades em intervenção nesse país. Há 24 anos ocorreu aqui o 17º Congresso do ANDES-SN e que teve como tema ‘Nada a perder, todo o mundo a ganhar’ e hoje o nosso tema é ‘A vida acima dos lucros’, que traduz o que nosso contexto exige, que é a luta pela vida, mas não qualquer vida, a vida sem exploração e discriminação”, defendeu.

Galeria de Fotos

Confira a cobertura completa do Congresso, no site do ANDES – SN