Estudantes exigem o retorno do D43 e melhorias no transporte público

Nesta quinta-feira, 07, estudantes e centro diretório acadêmico da UFRGS e da PUCRS organizaram um ato em frente à prefeitura de Porto Alegre, às 18h, exigindo a permanência da linha de ônibus do D43, que foi extinguida pelo prefeito Sebastião Melo.

Durante o ato, os manifestantes também repudiaram as políticas burocráticas que Melo implantou para aquisição do TRI Escolar, que excluiu metade dos estudantes e dificultou que a outra metade conseguisse usufruir do benefício.

As lideranças do movimento estudantil entraram na prefeitura e entregaram um abaixo assinado com mais de 2500 assinaturas pedindo a permanência da linha do ônibus D43, que realizava o transporte de inúmeros estudantes até a universidade. O documento foi entregue nas mãos do gabinete do Prefeito.

A crise do transporte público vem ganhando protagonismo nos últimos tempos após a privatização da Carris e demais denúncias que veem surgindo.

“Sou estudante, não abro mão, quero meu TRI pra pegar busão!”

Essa era uma das palavras de ordem entoadas durante o ato. Wellignton Porto, militante do movimento estudantil, e integrante do Coletivo Afronte afirmou que “esse ato é um marco histórico importante na luta do movimento estudantil, foi o primeiro ato que nós conseguimos articular de forma unitária.”

Confira abaixo alguns registro da manifestação: