Sem garantir condições adequadas, Reitoria da UFRGS amplia para 75% o retorno presencial

Nesta terça-feira, 12, uma nova portaria da UFRGS decreta que a partir do dia 27 de abril, será ampliado de 50% para 75% o quadro funcional nas atividades presenciais, que envolve servidores (docentes e técnico-administrativos) e bolsistas em cada Unidade. No plano acadêmico, o documento reconhece o caráter de retorno de atividades letivas de graduação (no que couber, respeitando as diretrizes do Ensino Remoto Emergencial), estágios obrigatórios (priorizando os de etapas finais da graduação), estágios remunerados, pesquisa, pós-graduação, extensão, serviços de terceirizados, bem como das atividades do Colégio de Aplicação. Entretanto, não detalha quanto as estruturas da universidade para receber uma quantia maior do quadro funcional de forma segura.

A ASSUFRGS critica fortemente a postura do interventor Bulhões, que mantém a portaria nos moldes da anterior (e piorada), sem diálogo com a categoria. Enquanto isso, não cumpre suas responsabilidades enquanto gestor a fim de providenciar as condições para um retorno ao presencial seguro – com adequações dos espaços e fornecimento de equipamentos para videochamadas, por exemplo. Além disso, atrasa a retomada da flexibilização e a finalização da regulamentação do teletrabalho em um formato que atenda às especificidades da Universidade e dê condições de trabalho adequadas para os TAEs. A Coordenação informa que já tem uma reunião agendada com a Sugesp para o dia 18 de abril, a fim de tratar desses assuntos.

Retorno na UFCSPA e no IFRS

Já na UFCSPA, uma portaria divulgada nesta segunda-feira, 11, decreta que o retorno presencial gradual avança para a etapa 5 do Programa de Retomada Presencial Progressivo das atividades acadêmicas e administrativas a partir do dia 25 de abril.  O documento reitera a necessidade do envio do passaporte vacinal por docentes, técnicos, bolsistas de apoio técnico, estagiários e estudantes. O IFRS, desde fevereiro já funciona com 100% de totalidade das atividades presenciais, seguindo os protocolos estabelecidos.

Foto: Gustavo Diehl

Fonte: UFRGS