Destaque mundial: UFRGS e IFRS estão entre as melhores universidades no ranking do CWUR

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estão classificadas entre as melhores universidades do mundo no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR) . A relação 2022/2023 foi divulgada nesta segunda-feira, 25 de abril de 2022.

Em nível mundial, a UFRGS ocupa a 461ª posição no ordenamento liderado pela Universidade de Harvard, enquanto o IFRS está na posição 1.536 da lista. Em termos nacionais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul conquistou o quinto lugar, mantendo-se no grupo das 8,93% melhores do país desde o período de 2021/2022. O IFRS está na posição 42 entre as 56 que entraram para a relação, sendo o único Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Conforme o CWUR, a metodologia considera quatro áreas: qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho da pesquisa.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto, Eduardo Girotto, destaca que entre os motivos para o bom desempenho na área estão o esforço dos servidores do IFRS em desenvolver pesquisas, mesmo durante a pandemia, que contribuíssem para atender demandas da sociedade e também resultassem em publicações de alto impacto científico.

De acordo com a secretária de Avaliação Institucional Soraya Tanure, em relação aos requisitos desse ranking específico, o desempenho da UFRGS se deve ao corpo docente extremamente qualificado – uma vez que a quase totalidade dos professores possui doutorado e se dedica exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão – e aos bons índices de publicação em revistas de alto impacto.

Temos orgulho em ver nossas universidades públicas recebendo o reconhecimento pelo ensino gratuito e de qualidade ofertado. Precisamos continuar lutando em defesa da educação e a favor das pesquisas que impulsionam nosso futuro, que valoriza nossas instituições e forma excelentes profissionais.

Com informações de IFRS e UFRGS