Lute como uma mãe! – Pela valorização das mulheres e as chefes de família
Assim como tudo na vida vem com muita luta, o Dia das Mães no país foi resultado dos esforços realizados pelo movimento feminista brasileiro. Porto Alegre foi a primeira cidade brasileira a comemorar a data, a celebração aconteceu em um domingo frio e chuvoso, no dia 12 de maio de 1918. Observamos o símbolo de resistência e coragem que personifica o Dia das Mães e reverbera a mesma essência até os dias de hoje. Mulheres que travam lutas diárias ao saírem de casa para trabalhar, sustentar, educar e alimentar seus filhos, mesmo que isso signifique sacrifícios, mesmo que signifique ter que fazer o dobro ou o triplo em suas jornadas.
Realidade difícil para as chefes de família
Em Porto alegre, a Cesta Básica registrou alta de 6,34% em abril, passando a custar R$ 780,86. Com a seguida alta da inflação, o valor do salário mínimo é suficiente para alimentar apenas um adulto durante um mês. A difícil realidade é consequência direta do desgoverno de Jair Bolsonaro. Em uma realidade dessas, acabamos abrindo mão de uma necessidade para suprir a outra e isso não deve ser romantizado. Além disso, dados do IBGE mostram que 54,6% das trabalhadoras brasileiras que têm filhos pequenos está desempregada, isso significa que o mercado continua rígido com mulheres que são mães, principalmente mulheres grávidas.
De acordo com levantamento da Consultoria IDados, realizado com base nos números do IBGE, quase metade dos lares brasileiros são sustentados por mulheres, um total de 34,4 milhões de chefes de família
Neste 8 de maio, cabe uma reflexão sobre como a desigualdade social do país que afeta principalmente as mulheres. Mães que estão à frente de diferentes configurações de núcleo familiar, entre elas, as mães solo, as mães adotivas e as mães de coração.
A ASSUFRGS Sindicato parabeniza especialmente as mães da nossa categoria, trabalhadoras da UFRGS, UFCSPA e IFRS, aposentadas, pensionistas e servidoras ainda na ativa que constroem a educação pública e de qualidade para seus familiares e toda a sociedade!
Foto em destaque: Reprodução Brasil de Fato