Casos de covid-19 aumentam e protocolos de saúde precisam ser redobrados

Este final de semana  foi marcado por aumento das internações por conta do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. As hospitalizações apresentaram crescimento de 27,5% em duas semanas. No sábado, o Estado registrou o maior número de internações em 49 dias, com 124 pacientes com a doença em estado grave.

Em Porto Alegre, 676 pacientes estavam hospitalizados em UTIs, dos quais 59 com diagnóstico de Covid-19. Com 273 pacientes em estado grave, a rede privada tinha ocupação de 85,8% dos 318 leitos disponíveis. Os leitos SUS registravam 80,8% de ocupação, com 403 pacientes em 499 leitos disponíveis. 

O aumento de casos positivados na sociedade acende um alerta também para os trabalhadores e estudantes das universidades e institutos federais. Muitas instituições, como a UFRGS, estão em processo de ampliação de seu retorno presencial. Neste sentindo, a ASSUFRGS reforça que todos os colegas devem ampliar os cuidados com a utilização de máscaras, álcool em gel nos ambientes de trabalho e no trajeto para os campi. Caso a categoria enfrente algum registro de contaminação fora da curva em suas unidades, podem entrar em contato com a coordenação da Assufrgs ou representante sindical para registro e acompanhamento das situações. Juntos asseguramos a saúde e segurança da categoria!

Abaixo, confira como estão os protocolos atuais de cada instituição da base da ASSUFRGS:

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o uso de máscara é obrigatório no ambiente interno e externo. Com o retorno 100% o desenvolvimento das atividades presenciais deverá atender aos protocolos de segurança vigentes, estabelecidos pelo Comitê Covid-19 da UFRGS e pelas Resoluções 213/2021 e 3/2022 do Conselho Universitário, incluindo a exigência de comprovante de vacinação contra a covid-19. Os estudante já podem inserir o comprovante no portal do aluno.

Em caso de situações de contágio, poderão ser estabelecidas alternativas não presenciais diante da necessidade de afastamento de docentes, discentes ou servidores técnico-administrativos. os estudante já podem inserir o comprovante no portal do aluno.

No Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) o uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes fechados de todas as suas unidades. A máscara é de uso obrigatório também no ambiente externo nos campi Alvorada, Osório, Porto Alegre, Rio Grande, Vacaria e Viamão. Em outros campi, o uso de máscara é facultativo, como em Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Restinga (POA), Rolante (com exceção do Espaço de Convivência), Veranópolis e Sertão.

Além disso, caso o estudante ou servidor do IFRS precise de máscara, deve fazer contato com a Comissão Local de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 por e-mail ou procurar a recepção da unidade para solicitar.

Na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) mantém a manutenção rigorosa de todos os protocolos de segurança, o uso de máscaras é obrigatório para qualquer pessoa que circular no campus tanto em ambiente interno, quanto externo. A universidade está fornecendo máscaras PFF2 para seus estudantes e trabalhadores.

Fontes: Correio do Povo, UFRGS, IFRS e UFCSPA

Foto: Gustavo Diehl/UFRGS