Em reunião virtual, ASSUFRGS encaminha proposta para poder participar do GT da IN65 no IFRS

Na tarde desta quinta-feira, às 14h, a ASSUFRGS Sindicato reuniu-se com o IFRS, representado por Marc Emerim, Diretor da Gestão de Pessoas, para debater sobre a Resolução de afastamento do IFRS, a IN65 e a demanda de formação para fiscal de contrato.

IN65 que estipula o teletrabalho

No ano de 2021, o IFRS construiu um GT para avaliar e debater sobre os detalhes da IN65, por uma falha na comunicação, a ASSUFRGS não conseguiu trabalhar junto ao grupo. Atualmente, o IFRS construiu um novo GT para discutir a etapa de implementação da IN, e durante a reunião, ASSUFRGS expressou seu interesse em estar incluída neste grupo para poder contribuir positivamente nesse processo, com base nos trabalhos realizados no GT da UFRGS.

Resolução de afastamento

Durante a reunião, Marc pontuou que se tem buscado unificar a resolução em toda a instituição, visto que ela se apresentava de forma “feudal”, onde cada campus efetuava de uma forma, criando uma métrica de diferenciação e tratamento desigual aos servidores. Ele também ressaltou que essa unificação de forma alguma busca tirar a autonomia da decisão de afastamento dos campi, mas apenas reduzir o trabalho do processo.

A resolução de afastamento, no momento, se encontra aberta para consulta pública para contribuições da comunidade acadêmica do IFRS, a participação dos servidores é muito importante.

Formação para fiscal de contrato

Durante a reunião, também se levantou a necessidade da criação de um curso de formação para fiscais de contrato, visto que em sua maioria, são técnico-administrativos em educação que ficam encarregados dessa tarefa e muitas vezes não se mostra de forma clara qual exatamente é a função que deve ser cumprida.

Encaminhamentos:

Assufrgs

  • Realização de seminários sobre a IN65 e sobre o regulamento de afastamento no IFRS;
  • Divulgação da consulta pública em aberto da Resolução de afastamento;

Direção de Gestão de Pessoas do IFRS

  • Encaminhamento da proposta de inclusão da ASSUFRGS ao GT da IN65;
  • Envio da demanda do curso para fiscal de contratos ao setor de capacitação do IFRS.