Campanha salarial: governo não garante reajuste de 5%

No dia 13 de abril, o presidente Jair Bolsonaro anunciou pela imprensa que daria uma reajuste de 5% aos servidores públicos, mas nenhum documento oficial foi registrado com essa informação. O governo também vem se negando a iniciar a negociação com os servidores. Desde o início do ano o conjunto do funcionalismo vêm solicitando a abertura das negociações.

Voltando atrás de sua promessa, agora Bolsonaro avalia um aumento apenas no vale-alimentação de todos os servidores. A nova proposta de Bolsonaro é um retrocesso se comparada com os 5% que já eram insatisfatórios para a reposição da inflação nos últimos 12 meses. O ataque é mais cruel ainda com os servidores aposentados, que não seriam atingidos por um reajuste do vale-alimentação. É uma total falta de respeito com o funcionalismo público, que está a cinco anos sem reajuste. A FASUBRA e demais entidades estão atentas à falta de compromisso do governo e exigem que seja aberta uma mesa de negociação!

Neste final de semana, a FASUBRA estará em Plenária Nacional para debater a campanha salarial, pois a categoria corre contra o tempo, visto que o reajuste precisa ser realizado até o final do mês de junho, devido a lei eleitoral. A ASSUFRGS está presente na plenária Nacional. Os servidores seguem firmes na exigência dos 19,99%, que se refere às perdas inflacionárias somente do período do governo Bolsonaro.

Fonte: O Globo

Foto: Alan Santos/PR