Neabi UFRGS lança documentário sobre cotas raciais
O Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Neabi-UFRGS) convida a todos para o lançamento do curta-metragem documental “Cotas: uma porta aberta”.
A obra será apresentada na Sala Redenção (Av. Paulo Gama, 110), às 19h, no dia 29 de junho, data que marca os 15 anos da aprovação de cotas com recorte social e racial na UFRGS. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Será exigido o uso de máscara e comprovante de vacinação para a sessão.
Inscrições antecipadas para participar do evento podem ser feitas em https://forms.gle/xew3GWQiA2vhv2Es8
Com roteiro e direção do jornalista Douglas Roehrs e apresentação da servidora pública Tamyres Filgueira, que atua como coordenadora-adjunta do Neabi, e coordenadora-geral licensiada da ASSUFRGS Sindicato, a obra entrevista negros e indígenas que tiveram ligação com essa conquista, seja lutando por ela ou como beneficiados.
“O único material que temos até então sobre o assunto é centrado em pessoas brancas. Elas tiveram papel importante no tema, mas sentíamos falta de um conteúdo com os verdadeiros protagonistas da história”, enfatiza Alan Alves Brito, coordenador do Neabi.
Entre outros, o documentário de 37 minutos conta com entrevistas do escritor Jeferson Tenório, do senador Paulo Paim, da deputada federal Vivi Reis e do professor negro da UFRGS José Rivair Macedo. “Este curta-metragem chega para celebrar um passo importante e reforçar que a luta ainda não acabou. Precisamos não apenas da manutenção das cotas, mas da ampliação para a pós-graduação”, pontua Tamyres.
Durante o evento, será lançada a campanha em defesa de uma normativa para regulamentar as cotas em todos os cursos da pós-graduação da UFRGS. Além dos 15 anos da implantação das cotas na UFRGS, 2022 também marca os dez anos da Lei de Cotas, de âmbito federal. “Boa parcela dos projetos sobre o tema apresentados atualmente no Congresso querem o fim das cotas. Logo, é fundamental tirarmos o estigma que há com relação às cotas e mostrar para a sociedade como realmente funciona a lei e o porquê dela ser importante”, destaca Tamyres.
Realização: Neabi-UFRGS
Produção: Insígnia Filmes
Apresentação: Tamyres Filgueira
Roteiro e direção: Douglas Roehrs
Produtores: Douglas Roehrs, Tamyres Filgueira e Vinicius Manoel Eckert
Trilha musical: Afroentes
Entrevistados: Alan Alves Brito, Angélica Kaingang, Farã Vaz, Jeferson Tenório, José Rivair Macedo, Marcos Kaingang, Onir de Araújo, Paulo Paim, Vera Rosane Oliveira e Vivi Reis