ASSUFRGS Sindicato participa de ato no IFRS contra os cortes da educação

Na tarde desta quarta-feira, a ASSUFRGS Sindicato marcou presença em um ato organizado pelo IFRS, em frente ao Campus Porto Alegre, para denunciar os cortes realizados pelo governo Bolsonaro na educação. O ato iniciou às 15h e contou com a participação do ANDES/Sindoif, ANDES/UFRGS, NEAB/IFRS Alvorada e outros movimentos sociais.

A ASSUFRGS forneceu a caixa de som e microfone para a realização das falas. Durante o ato, técnicos, professores e estudantes expressaram suas indignações quanto a atual política de precarização da educação e cantaram em coro “A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria!” Segundo Sabrina Eufrásio, Coordenadora de Divulgação e Imprensa da ASSUFRGS, o corte realizado na educação equivale ao orçamento de um mês inteiro de despesas do Instituto Federal, “o que vai afetar bolsas estudantis, pesquisas de extensão e até auxilio”.

Gabriela Godoy, Técnica do Campus Canoas, ressaltou que os cortes afetam toda a sociedade, “Essas instituições federais são para aqueles e aquelas que pagam impostos. Cursos técnicos, superior e pós graduação, é da população, e estão aí para quem quiser acessar.

André Martins, Presidente do ANDES/Sindoif também lembrou da necessidade de combater e EC 95. “Não é possível conviver com teto de gastos, que ano após ano tem retirado recursos da educação. Nos últimos cinco anos, um quarto do recurso da educação foi cortado!” Afirmou.

Confira abaixo alguns registros da manifestação:

_________________________________________________________________