Investimento em educação é o menor desde 2007, revela estudo

O Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, divulgou um levantamento de dados a respeito da economia brasileira nos últimos 27 anos. O estudo revela o enorme salto que os investimentos na educação tiveram a partir de 2008, durante segundo mandato de Lula e a queda brutal após o golpe em 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff.

Com a posse de Michel Temer à Presidência, no ano de 2016 é instaurada no país uma política neoliberal que ataca estrategicamente as instituições públicas de ensino. A queda drástica no orçamento de 2015 de 19,4 bilhões para 8 bilhões no ano seguinte escancara esse projeto. Em 2018, dando continuidade aos trabalhos neoliberais, Jair Bolsonaro assume a presidência e aprofunda ainda mais a crise na educação pública, com sua ideologia conservadora, fundamentalista e negacionista, chegando em 2021, com o menor orçamento realizado na educação desde 2007.

“No plano institucional, aprofundaram-se os processos de desmonte e descaracterização funcional dos órgãos do Estado brasileiro, de internacionalização da infraestrutura e gestão dos recursos naturais do País e de tensionamento das instituições e normas democráticas estabelecidas na Constituição Federal. O primeiro desses aspectos já se reflete em vários dos indicadores incluídos neste trabalho – por exemplo, a acentuada queda no investimento público, a notável redução do orçamento de investimentos em áreas críticas (ciência e tecnologia e educação, entre outras)…” Afirma o estudo.

Confira o gráfico abaixo:

______________________________________

____________________________________

No mesmo estudo, ainda são revelados outros dados a respeito da desigualdade social, inflação, fome e muitos outros recortes socioeconômicos que prejudicaram a população nos últimos anos, confira o material na íntegra aqui.

Fonte: Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI

Foto: Carol Ferraz/Sul21