Comissão CONSUN/ CEPE de acompanhamento do retorno presencial realiza reunião pública para encerrar os trabalhos
Nesta segunda-feira (11), a Comissão CONSUN/CEPE de acompanhamento do retorno presencial na UFRGS esteve reunida às 18 horas na Faculdade de Educação da UFRGS para oficializar a entrega do relatório de encerramento das atividades. O encontro ocorreu de forma híbrida, com a participação de membros, tanto presencialmente como de forma remota, devido às questões de saúde.
Liliane Giordani foi a mediadora do evento e abriu os trabalhos ressaltando que o maior empenho da comissão foi a implementação do comprovante vacinal para o retorno das atividades presenciais. Rafael Tams, técnico-administrativo em educação, agradeceu pelo empenho e esforço por parte de todos os membros apesar das tentativas da administração em deslegitimar a necessidade do comprovante vacinal na UFRGS. “Foi importante o papel da comissão nesse sentido, de se preocupar com a questão vacinal. Não ficou exatamente como queríamos, mas serviu como educativo à defesa da ciência, da vacina e as formas que a universidade tem ajudado sua comunidade.” Afirmou.
Rafael também lembrou da luta e vitória contra o agendamento nos RUs, burocracia adotada pela reitoria que se mostrou ineficaz. “Estamos nesse momento de encerramento da comissão, e cabe aos conselhos seguirem com o acompanhamento e situações sanitárias.”
Durante a reunião, os participantes denunciaram a administração interventora, que foge da responsabilidade de garantir segurança à comunidade acadêmica, Carlos Bulhões sequer aparece nas reuniões do CONSUN.
A reunião foi encerrada às 19 horas, reforçando que a luta permanece e que devemos proteger uns ao outros “que a gente se multiplique e se fortaleça, por que ainda precisamos do ombro um do outro para nos dar sustentação e continuar.” Completou Liliane.